Pular para o conteúdo
Economia

Juros: Pressão de alta perde força e taxas terminam de lado, com liquidez fraca

Os juros futuros passaram o dia em alta, mas o movimento perdeu fôlego na última hora de negócios e as taxas acabaram fechando de lado. Com o noticiário local relativamente esvaziado, o exterior serviu de referência, com as curvas abrindo e moedas emergentes sob pressão. Mas a liquidez continuou bastante abaixo do padrão, com parte … Continued
Agência Estado -
crédito mei
(Agência Brasil)

Os juros futuros passaram o dia em alta, mas o movimento perdeu fôlego na última hora de negócios e as taxas acabaram fechando de lado. Com o noticiário local relativamente esvaziado, o exterior serviu de referência, com as curvas abrindo e moedas emergentes sob pressão. Mas a liquidez continuou bastante abaixo do padrão, com parte dos players já em de fim de ano.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024 fechou em 13,545%%, de 13,571% ontem no ajuste. A do DI para janeiro de 2025 passou de 12,95% para 12,92% e a do DI para janeiro de 2027 de 12,91% para 12,92%. No fim da tarde, a pressão sobre as taxas perdeu força, aparentemente sem um gatilho específico. Depois do encerramento da sessão, a assessoria do futuro ministro da informou que ele pediu ao atual governo que a desoneração dos combustíveis, que termina este mês, não seja estendida.

Sob a ressalva de que o baixo volume de contratos negociados compromete uma avaliação mais confiável do desempenho dos ativos, profissionais da área de renda fixa viram a trajetória de avanço que prevaleceu nas taxas nesta terça-feira em boa medida atrelada ao mercado internacional. “Tivemos poucas notícias, mas lá fora os Treasuries voltaram do feriado com juros em alta, o que ajuda a puxar para cima as taxas por aqui. O externo é que está preponderando, mas tem um pouco do contexto local também”, afirmou o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno, referindo-se às preocupações com o cenário fiscal e monitoramento dos nomes que restam para compor o ministério do governo Lula.

Conforme apurou o Broadcast Político, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) aceitou o convite para assumir o Planejamento, o que em tese seria bem recebido. Um nome fora do PT e de viés liberal agrada ao mercado. Mas a reação acabou sendo neutra, pois a pasta não terá o controle nem do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que deve ficar com a Casa Civil, nem dos bancos públicos, que serão alocados na Fazenda. “A influência será limitada”, diz Rostagno, acrescentando que o PT tem ficado com os postos-chave em termos de apelo político e social. “Isso traz preocupação sobre a qualidade da política econômica.”

No exterior, onde a liquidez também esteve comprometida, os retornos dos Treasuries avançaram com apostas de extensão da política monetária restritiva pelo Federal Reserve. A taxa da T-Note de dez anos no fim da tarde renovava máximas na casa de 3,86%. As nevascas que assolam várias partes dos Estados Unidos ainda não causam revisões pessimistas para o desempenho da economia no quarto trimestre. Já sobre o afrouxamento da política de covid-zero na China, o mercado tem feito uma leitura de curto prazo, olhando para expectativa da retomada do consumo viabilizada pelas medidas de reabertura. Por ora, o risco de milhares de mortes ao longo de 2023, que podem ter impacto econômico negativo, tem sido relativizado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: Mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 90% da tilápia de MS indo aos EUA, piscicultura teme impactos da taxação

Mato Grosso do Sul é o 3° estado brasileiro que mais exporta filé de tilápia para os Estados Unidos

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande