Pular para o conteúdo
Economia

Juros: Pressão de alta perde força e taxas terminam de lado, com liquidez fraca

Os juros futuros passaram o dia em alta, mas o movimento perdeu fôlego na última hora de negócios e as taxas acabaram fechando de lado. Com o noticiário local relativamente esvaziado, o exterior serviu de referência, com as curvas abrindo e moedas emergentes sob pressão. Mas a liquidez continuou bastante abaixo do padrão, com parte … Continued
Agência Estado -
crédito mei
(Agência Brasil)

Os juros futuros passaram o dia em alta, mas o movimento perdeu fôlego na última hora de negócios e as taxas acabaram fechando de lado. Com o noticiário local relativamente esvaziado, o exterior serviu de referência, com as curvas abrindo e moedas emergentes sob pressão. Mas a liquidez continuou bastante abaixo do padrão, com parte dos players já em de fim de ano.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024 fechou em 13,545%%, de 13,571% ontem no ajuste. A do DI para janeiro de 2025 passou de 12,95% para 12,92% e a do DI para janeiro de 2027 de 12,91% para 12,92%. No fim da tarde, a pressão sobre as taxas perdeu força, aparentemente sem um gatilho específico. Depois do encerramento da sessão, a assessoria do futuro ministro da Fernando Haddad informou que ele pediu ao atual governo que a desoneração dos combustíveis, que termina este mês, não seja estendida.

Sob a ressalva de que o baixo volume de contratos negociados compromete uma avaliação mais confiável do desempenho dos ativos, profissionais da área de renda fixa viram a trajetória de avanço que prevaleceu nas taxas nesta terça-feira em boa medida atrelada ao mercado internacional. “Tivemos poucas notícias, mas lá fora os Treasuries voltaram do feriado com juros em alta, o que ajuda a puxar para cima as taxas por aqui. O externo é que está preponderando, mas tem um pouco do contexto local também”, afirmou o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno, referindo-se às preocupações com o cenário fiscal e monitoramento dos nomes que restam para compor o ministério do governo Lula.

Conforme apurou o Broadcast Político, a senadora (MDB-MS) aceitou o convite para assumir o Planejamento, o que em tese seria bem recebido. Um nome fora do PT e de viés liberal agrada ao mercado. Mas a reação acabou sendo neutra, pois a pasta não terá o controle nem do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que deve ficar com a Casa Civil, nem dos bancos públicos, que serão alocados na Fazenda. “A influência será limitada”, diz Rostagno, acrescentando que o PT tem ficado com os postos-chave em termos de apelo político e social. “Isso traz preocupação sobre a qualidade da política econômica.”

No exterior, onde a liquidez também esteve comprometida, os retornos dos Treasuries avançaram com apostas de extensão da política monetária restritiva pelo Federal Reserve. A taxa da T-Note de dez anos no fim da tarde renovava máximas na casa de 3,86%. As nevascas que assolam várias partes dos Estados Unidos ainda não causam revisões pessimistas para o desempenho da economia no quarto trimestre. Já sobre o afrouxamento da política de covid-zero na China, o mercado tem feito uma leitura de curto prazo, olhando para expectativa da retomada do consumo viabilizada pelas medidas de reabertura. Por ora, o risco de milhares de mortes ao longo de 2023, que podem ter impacto econômico negativo, tem sido relativizado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fizeram as pazes? Nikolas posta foto com Windesson Nunes após semana de ofensas no X

Duas mortes são registradas no trânsito de Coxim com intervalo de 5 minutos

Sereia, teatro e oficinas marcaram sábado no Bioparque Pantanal

Bombeiros usaram avião e 21 mil litros de água contra incêndio no Zé Pereira

Notícias mais lidas agora

Com R$ 410 na conta, Claudinho Serra morava em apartamento de luxo e andava de caminhonete

Viagem frustrada para ver time do coração acaba em processo e indenização de R$ 5 mil em MS

Clínica veterinária famosa de Campo Grande é denunciada por negligência e ‘sumiço’ de corpos

São Paulo FC lamenta morte de funcionária mais antiga do clube

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo supera expulsão no 1º tempo, vence Atlético-MG e entra no G-4 do Brasileirão

Time carioca foi guerreiro e conquistou três pontos valiosos no Campeonato Brasileiro

Esportes

Palmeiras poupa sem prejudicar Brasileirão, goleia Fortaleza e cola no Flamengo na ponta

A vitória deixa os paulistas com 49 pontos, um atrás do líder Flamengo, que ainda joga, no domingo, contra o Vasco

Cotidiano

Moradores do Talismã relatam quase 2 dias sem água, mas reparo elétrico deve reestabelecer serviço

Água na torneira vai voltar de forma gradativa, mas a concessionária garante que o problema foi resolvido

Esportes

São Gabriel marca primeira vitória na Série B em jogo contra o Taveirópolis, de Campo Grande

A partida, que abriu a quarta rodada da competição, foi realizada no Estádio Laertão, em Costa Rica