Dinheiro 'esquecido' em bancos: veja passo a passo para saber se tem valor a receber

Confira o passo a passo detalhado, sem problemas e com toda a segurança que o nosso leitor merece
| 14/02/2022
- 19:55
Sede do Banco Central em Brasília
Sede do Banco Central em Brasília - Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O (BC) disponibilizou, nesta segunda-feira (14), os serviços denominados de valores a receber, que é voltado para todos os brasileiros que - por algum motivo - esqueceram de resgatar pequenas quantias em contas bancárias antigas. Essas contas podem ser do tipo corrente ou poupança. As consultas poderão ser feitas em outros dias, mas o que vai mudar será a data do recebimento destes valores.

O Jornal Midiamax preparou um passo a passo quem pretende fazer a consulta. Confira aqui!

- As consultas ao Sistema Valores a Receber já podem ser realizadas, exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br

- No momento da consulta você saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

- As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo.

captura de tela 5 - Dinheiro 'esquecido' em bancos: veja passo a passo para saber se tem valor a receber
Fonte: Banco Central 

- Quando receber a data, confira se você foi agendado para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Consulte novamente e receba a mesma informação.

- Não deixe de voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Se não comparecer nessa data e período, você terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário acima. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

- Se você também perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.

- Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera.

Observações importantes:

O Banco Central ressalta que não é possível consultar ou solicitar os valores no site principal do Banco Central, nem dentro do sistema Registrato. Todas as consultas e solicitações serão feitas exclusivamente em valoresareceber.bcb.gov.br.

Atenção: hoje basta seu CPF ou CNPJ, mas você precisará de um login Gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber na data e período agendados para consulta e resgate. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato. Se você ainda não tem login Gov.br, faça seu cadastro no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store).

Não caia em golpes! O único site para consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.br. O Banco Central não envia links e ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.

Veja também

Até o fim do ano, benefício tem valor mínimo de R$ 600 por família

Últimas notícias