Atualmente cerca de 28.795 moradores de estão na fila do (Instituto Nacional do Seguro Social) aguardando a análise de concessão de algum benefícios, segundo dados atualizados divulgados nesta segunda-feira (10).

A unidade informou que recebe por volta de 800 mil novos pedidos de aposentadoria por mês, que incluem perícias, agendamentos e outros serviços, sendo que são analisados cerca de 700 mil benefícios por mês. Cerca de 20% da demanda aguardam documentos que devem ser entregues pelos cidadãos ao INSS.

Conforme os dados da Secretaria de Perícia Médica Federal, existem 457.805 solicitações de benefício aguardando a realização de perícia. Em contrapartida, o instituto ratifica que estão avançando no quesito de agilizar as responsabilidades de tratar os diretos dos brasileiros como a implantação de medidas para acelerar a análise de benefícios, investindo na automação de análise, deslocamento de servidores de outras áreas para auxiliar na verificação de benefícios, o que teria aumentado em 22% a capacidade de produção e investimento na capacitação de colaboradores.

A longa fila de cidadãos aguardando o processo favoreceu um acordo entre o INSS com o Ministério Público e com a Defensoria Pública, homologado pelo Supremo Tribunal Federal, para definir prazos que não haviam antes para os requerimentos de reconhecimento inicial de direito.

Prazos de espera

Cada benefício possui um prazo que varia de acordo com a complexidade exigida para análise, com base na responsabilidade e agilidade a todos os tipos de requerimentos que chegam. 

Em relação ao tempo médio de espera, levando em consideração o último balanço realizado em outubro de 2021, para benefícios da Previdência Social o prazo é de 68 dias, já para o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que atua nos serviços de Amparo Social a Pessoa Portadora de Deficiência e Amparo Social ao Idoso, o tempo médio de concessão é de 283 dias.