Pular para o conteúdo
Economia

Após visita de Tereza Cristina, empresa canadense irá instalar fábrica de fertilizantes em MS

Visita da ministra ao país rendeu frutos
Arquivo -
Plantio de soja no interior de Mato Grosso do Sul
Plantio de soja no interior de Mato Grosso do Sul

A visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, , ao Canadá rendeu frutos a . Além da abertura de mercado para exportação de carne bovina e suína, que animou pecuaristas do Estado, empresa canadense de fertilizantes vai se instalar em . A informação foi dada ao Jornal Midiamax pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Na noite de segunda-feira (14), a ministra Tereza Cristina se reuniu com representantes de empresas de fertilizantes do Canadá. Ela destacou a importância de as empresas canadenses ampliarem o fornecimento para o Brasil neste momento de tensão militar no leste europeu. As reuniões foram tão boas que a Canpotex, que exporta o potássio das duas principais mineradoras do Canadá, informou à ministra que pretende aumentar o volume de vendas ao Brasil para além dos atuais 4 milhões de toneladas por ano.

Com agenda cheia no Canadá, Tereza Cristina se reuniu, ainda, com os presidentes das empresas Brasil Potash, Gensource, Nutrien, e Fertilizer Canada, além do Vice-Ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson. Nos encontros, a ministra falou sobre a importância do potássio para a produção de alimentos no Brasil. O detalhe do anúncio de Jaime Verruck, sobre a instalação de uma indústria de fertilizantes, é que a empresa que virá do Canadá ao Mato Grosso do Sul é a Nutrien – uma das empresas que a ministra se reuniu ontem.

As ações programadas entre a ministra e o secretário terão novos capítulos. No dia 20 deste mês, a ministra se tornará – oficialmente – presidente do PP em Mato Grosso do Sul. E Jaime Verruck já avisou que vai assinar a filiação do partido. A cada anúncio que a ministra faz de longe, o secretário faz outro de perto – tanto presencialmente, quanto geograficamente. O exemplo do Canadá e da Bolívia comprovam, além da reunião da ministra com presidentes de empresas de fertilizantes em terras canadenses e, na sequência, o secretário anuncia a vinda de uma fábrica para Dourados.

Antes de viajar ao Canadá, a ministra Tereza Cristina se reuniu com representantes de empresas de fertilizantes de países árabes e isso inclui o norte da África, com Argélia, Marrocos, e Líbia. Na América do Sul, Jaime Verruck deverá “esticar seus olhares” para o Chile, que também produz fertilizantes e tem o interesse de vender mais para o Brasil, como indica periódicos chilenos. O único ponto obscuro é a situação da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), em Três Lagoas, que foi comprada pelo grupo russo Acron, que queria começar a produzir ainda este ano, mas com o estouro da guerra com a Ucrânia, o plano deve ser postergado. Neste caso, nem a ministra, nem o secretário não tem nada a ver com o conflito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A nova obsessão da elite: magreza como símbolo de status

vagas

Semana começa com 118 vagas em concursos públicos e processos seletivos em MS

Trabalhadores da madrugada compõem sinfonia silenciosa nas ruas vazias de Campo Grande

Escola Municipal Fauze Gattas Filho

Alunos viram ‘projetistas’ na construção de sala ao ar livre em escola do Nova Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Motorista confessou ter bebido antes de acidente que acabou na morte de criança de 7 anos no Tijuca

Até quando vai o frio? Meteorologia indica mínima de até 8°C nesta semana em MS

Na jovem capital, campo-grandenses já sonhavam com saúde e emprego antes mesmo de a Constituição Federal surgir

Sindicato denuncia ameaças a jornalista em Pedro Juan Caballero e exige proteção

Últimas Notícias

Mundo

Treze presos em crise pós-eleitoral na Venezuela são libertos

Resultado de eleições presidenciais causou protestos na Venezuela que resultou em 28 mortes e 2 mil pessoas detidas

Polícia

Motorista confessou ter bebido antes de acidente que acabou na morte de criança de 7 anos no Tijuca

Avó da criança foi socorrida em estado grave

Cotidiano

Confira a lista médica de UPAs e CRSs de Campo Grande nesta segunda-feira

O atendimento acontece por ordem de chegada, mas com prioridade de acordo com a classificação de risco

Emprego e Concurso

Funsat anuncia 1,8 mil vagas de emprego na véspera de feriado em Campo Grande

Atendimento na fundação acontece das 7h às 17h