Pular para o conteúdo
Economia

MS precisa qualificar 137 mil trabalhadores para a indústria; confira áreas com maior demanda

Diretor do Senai destaca que qualificações serão realizadas com tranquilidade, mesmo a mão de obra sendo um problema para a indústria
Elias Luz -
Diretor
Foto: Sistema Fiems

O diretor-regional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Mato Grosso do Sul, Rodolpho Caesar Mangialardo, minimizou a demanda do Observatório Nacional da Indústria, que aponta para a necessidade de qualificar 137,5 mil trabalhadores da indústria até 2025. Otimista, Mangialardo garantiu: “estamos preparados para qualificar não apenas 137 mil, mas 237, 537 mil pessoas, conforme for a necessidade do chão de fábrica da indústria em ”.

Sem querer desdenhar ou esnobar a demanda para a qualificação, que no Brasil inteiro é de 9,6 milhões até 2025, o número que Mangialardo revelou que o Mato Grosso do Sul pode cumprir é de mais de 5% da demanda nacional e quatro vezes mais o que o Estado vai necessitar. O que ele quis dizer é que o trabalha com estudos indicando as necessidades das empresas, inclusive, apontando tendências da produção e processos de transformação da área do eucalipto, por exemplo, que se fortalece no interior.

Em 2021, no auge da pandemia da Covid, o Senai formou cerca de 20 mil profissionais em cursos pagos e gratuitos, em nível técnico, de iniciação, qualificação, especialização e graduação — tanto em , quanto no interior.

Segundo Mangialardo, o Senai investiu e adquiriu 50 salas de aulas móveis, com capacidade de serem transformadas em laboratórios. “As estruturas viabilizam a qualificação dos profissionais tanto no campo como em áreas urbanas e estão disponíveis para atender empresas, prefeituras e instituições de ensino”, disse.

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, das 137,5 mil qualificações estimadas, 26,8 mil são de formação inicial, para repor inativos e preencher novas vagas, e 110,6 mil em formação continuada, ou seja, para trabalhadores que devem se atualizar. Isso significa que, nos próximos quatro anos, 80% das formações serão em aperfeiçoamento. As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção específica, mas estão presentes também em outros setores da economia.

O diretor-regional do Senai informou ainda que as áreas com maior demanda por formação são: Transversais, Metalmecânica, Logística e Transporte, Alimentos e Bebidas, e Construção. As ocupações transversais são aquelas que permitem, ao profissional, atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Criminoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em MS

Irmão de Beto Pereira pede para deixar cargo de adjunto da Setesc

ônibus

VÍDEO: Motorista de ônibus do Consórcio Guaicurus é flagrado jogando bets e dirigindo em Campo Grande

A próxima etapa será a entrega dos equipamentos tecnológicos às unidades de saúde

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Secretaria de educação divulga resultado de seleção para auxiliar pedagógico; confira

Últimas Notícias

Famosos

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

Thales Bretas selecionou três itens de luxo do ator Paulo Gustavo para um leilão beneficente; confira quais são os objetos

MidiaMAIS

Na esperança de encontrar restos mortais, mãe recebe objetos de Eliza Samúdio

Objetos estavam no carro do ex-goleiro Bruno Fernandes quando foram apreendidos

Polícia

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Homem devia R$ 1,2 mil aos autores

Polícia

Rixa de grupos rivais seria motivação para assassinato de adolescente de 16 anos em MS

O crime estaria relacionado por disputa por pontos de tráfico de drogas