Decisão sobre controle da Eldorado pode destravar investimento bilionário em MS

Desde 2015, a Eldorado Brasil projeta a construção de uma nova linha de produção em Três Lagoas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação

A Paper Excellence ganhou na Justiça o controle da Eldorado Brasil e o impasse parece se aproximar do fim. A decisão sobre a direção da indústria de Três Lagoas pode destravar investimento bilionário em Mato Grosso do Sul.

Desde 2015, a Eldorado Brasil projeta a construção de uma nova linha de produção em Três Lagoas. Em valores da época, a indústria pretendia investir R$ 8 bilhões para dobrar a produção de celulose.

Porém, em 2017, a J&F vendeu a Eldorado para a Paper Excellence e o impasse judicial sobre o controle da indústria começou. Sem consenso sobre a gestão da indústria, os planos de investimento foram paralisados.

Projeto pronto para ser executado

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o projeto da segunda linha de produção da Eldorado está pronto, licenciado em termos ambientais e pago.

“Está tudo pronto para sair do papel, mas esse impasse trouxe prejuízos ao Estado. Tanto a J&F quanto a Paper Excellence já manifestaram interesse em pôr em prática o projeto e aguardam decisão judicial”, afirma.

Para o secretário, em valores atuais, o investimento da Eldorado na duplicação da unidade passaria dos R$ 10 bilhões. A unidade tem capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano.

Eldorado vai investir em ferrovia

A Eldorado Brasil está com um projeto já aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para construção de um trecho ferroviário entre a indústria em Três Lagoas e a cidade de Aparecida do Taboado.

A ideia da Eldorado é construir e operar o trecho até encontrar a Ferronorte, operada pela Rumo, a partir de Aparecida do Taboado. De acordo com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, este é o empreendimento mais avançado entre os 95 pedidos recebidos pelo ministério.

Conteúdos relacionados