Com quase 2 mil vagas, comércio de MS deve ter melhor contratação de temporários em 10 anos
Confira quais os segmentos devem contratar mais e prepare o currículo
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Levantamento realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) aponta que o comércio varejista de Mato Grosso do Sul deve ter o maior índice dos últimos 10 anos, com abertura de quase 2 mil vagas temporárias no fim de ano, para o período de vendas do Natal.
Em 2021, a estimativa era de 1,47 mil e o índice pré-pandemia era de 1,3 mil (2019), enquanto 2022 está em 1,95 mil. As maiores contratações devem ocorrer no segmento de hiper e supermercados, com 945 vagas, seguido pelo setor de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 309 vagas.
Vestuário e calçados aparece na sequência, com 298 contratações. Livrarias e papelarias devem ter 165 vagas e demais segmentos totalizam 233 oportunidades.
“É um momento muito oportuno para aquela pessoa que está procurando por uma vaga de trabalho e que encontra no emprego temporário uma oportunidade de contratação efetiva”, explica a economista do IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS), Regiane Dedé de Oliveira.
As previsões da CNC são baseadas em aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista, registrados mensalmente pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A previsão da CNC é que haja aumento de 2,1% nas vendas de fim de ano no varejo como um todo, no País.
Eleições ‘travaram’ abertura de vagas
A contratação de funcionários temporários para o fim de ano estava em ritmo lento em Campo Grande, como mostrou o Jornal Midiamax, na semana passada. Isso porque empresários estavam mais cautelosos devido à incerteza do resultado das eleições e à expectativa de mudanças.
“Todos os anos eleitorais esse movimento acontece. O empresário fica preocupado e cauteloso, já que a mudança representa um cenário instável e a classe empresarial fica insegura com a possibilidade de mudanças drásticas, principalmente para fazer investimentos”, explicou Renato Paniago, presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).
Apesar da cautela agora, a expectativa dos empresários para o fim de ano é boa, principalmente pela realização da Copa do Mundo, que pela primeira vez acontecerá no fim de ano. Os jogos começam dia 20 de novembro e devem movimentar principalmente comércio, serviços e bares e restaurantes.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.