Pular para o conteúdo
Economia

Com 238 mil unidades, produção de veículos sobe 43,9% em agosto

Aumento é em relação ao mesmo mês de 2021
Agência Estado -
carros veículos
Fabricação de carros no Brasil (Foto: Agência Brasil)

A produção das montadoras de veículos alcançou em agosto o maior volume em 21 meses, somando 238 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. O número supera em 43,9% o total do mesmo mês de 2021. Na comparação com julho, a alta foi de 8,7%, conforme mostra balanço divulgado nesta sexta-feira, 9, pela Anfavea, a associação que representa a indústria de veículos.

É a maior produção de veículos desde novembro de 2020, quando 238,2 mil veículos foram montados no País. Com o resultado, as montadoras invertem o sinal negativo e passam a mostrar crescimento de 4,7% no acumulado desde o primeiro dia do ano, com 1,55 milhão de unidades montadas nos oito primeiros meses.

Apesar de a irregularidade no fornecimento de peças persistir, interrompendo parte ou toda a produção em fábricas de montadoras como e Nissan, as paradas tornaram-se menos frequentes, permitindo uma recomposição da oferta.

Assim, a indústria vem conseguindo entregar mais carros para os clientes frotistas, especialmente locadoras de carros, o que permitiu em agosto o melhor resultado em vendas dos últimos 20 meses.

Na soma de todas as categorias, 208,6 mil veículos foram vendidos no mês passado, com alta de 20,7% frente ao número de um ano antes e de 14,6% em relação a julho.

O ritmo diário de vendas, que girou entre 8,5 mil e 8,7 mil entre maio e julho, passou pela primeira vez das 9 mil unidades neste ano. Assim, mostra o balanço da Anfavea, a queda do mercado no acumulado desde o início do ano, que estava em 12% até julho, foi reduzida para 8%, com 1,31 milhão de veículos emplacados de janeiro a agosto.

As exportações seguem subindo, somando 46,8 mil veículos no mês passado, 58,9% a mais do que em agosto de 2021. Na margem – ou seja, de julho para agosto -, os embarques, que tem a como principal destino, subiram 11,7%. Nos oito primeiros meses do ano, as montadoras exportaram 335 mil veículos, o que corresponde a um crescimento de 32,2%.

O levantamento da Anfavea mostra ainda que as montadoras abriram 255 vagas de trabalho em agosto, encerrando o mês com 104,2 mil pessoas empregadas. Em doze meses, 1,1 mil postos foram criados no setor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
filho agride mae de 86 anos

Filho agride mãe de 86 anos com puxões de cabelo e a joga contra geladeira após briga por cães

Discussão entre jogadores de São Paulo e Fluminense no Morumbis • Crédito: Paulo Pinto / São Paulo FC

São Paulo aproveita erros do Fluminense, se segura no fim e vence a 3ª seguida no Brasileirão

Brasil encerra Jogos Mundiais Universitários com 16 medalhas

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

motociclista

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Ceará surpreende e acaba com série invicta do Cruzeiro dentro do Mineirão

Últimas Notícias

Polícia

Idoso se dá mal ao fazer Pix errado em Campo Grande

Vítima conseguiu falar com a pessoa para quem enviou o Pix por engano, mas ficou "a ver navios"

Esportes

Flamengo ganha do Atlético-MG em prévia para a Copa do Brasil e vira líder do Brasileirão

Esta foi a terceira vitória seguida do Flamengo, que agora tem 36 pontos e lidera a competição

Brasil

Laudo da PF aponta reformas mal executadas e negligência em ponte que caiu no Rio Tocantins

Ponte sobre o Rio Tocantins desabou no dia 22 de dezembro, deixando 14 pessoas mortas e outras três desaparecidas até hoje

Polícia

Motorista de aplicativo reage a assalto e é esfaqueado em Campo Grande

Após esfaquearem a vítima, ladrões fugiram sem levar nada