Pular para o conteúdo
Economia

BC aprimora regras sobre registro de recebíveis de arranjos de pagamento

O Banco Central publicou nesta sexta-feira, 25, uma resolução que trata sobre o registro e a negociação de recebíveis de cartão, que revoga a circular nº 3.952, de 27 de junho de 2019. Já o Conselho Monetário Nacional (CMN) editou norma em sua reunião ordinária da quinta-feira, 24, que estabelece condições e procedimentos para a … Continued
Agência Brasil -
Banco Central. (Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil)

O publicou nesta sexta-feira, 25, uma resolução que trata sobre o registro e a negociação de recebíveis de cartão, que revoga a circular nº 3.952, de 27 de junho de 2019. Já o Conselho Monetário Nacional (CMN) editou norma em sua reunião ordinária da quinta-feira, 24, que estabelece condições e procedimentos para a realização de negociações de recebíveis de cartões pelas instituições financeiras.

“As novas regras pretendem aprimorar o funcionamento do ambiente de registro e de negociação de recebíveis de arranjos de pagamento, conferindo mais transparência e segurança às negociações realizadas”, disse o BC, acrescentando que as mudanças decorrem de “intensas discussões” com os participantes do mercado desde a criação das regras, em junho de 2021.

O registro de recebíveis de cartão passou por diversos problemas no início de sua implementação, com dificuldades de comunicação entre os participantes. Nesse sentido, o BC também publicou resolução que disciplina a estrutura de governança para a interoperabilidade entre sistemas que registram um mesmo tipo de ativo financeiro, com efeitos sobre a constituição de ônus e gravames sobre esses ativos.

A norma estabelece a obrigatoriedade de constituição de estrutura de governança para a interoperabilidade entre os sistemas de registro, não apenas de recebíveis de arranjos de pagamento, mas também de outros ativos financeiros. “O propósito é que a interoperabilidade entre esses sistemas se torne um processo mais estável, seguro e eficiente.”

Segundo o BC, as medidas têm prazo de implementação de até um ano. O CMN também editou normas com diretrizes que devem ser observadas em operações de câmbio, que disciplina a participação societária e a instalação de dependências no exterior de instituições financeiras e que trata da captação de depósitos de poupança, mas segundo o BC são só mudanças operacionais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente entre carreta e carro termina com jovem morto e dois feridos na BR-376

Mulher é esfaqueada pelo marido e foge com filho para pedir socorro em oficina de Dourados

Crise hoteleira coloca em risco a COP30 em Belém

ex-prefeito freedom música

[ BASTIDORES ] Ex-prefeito condenado se livrou de ação

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Grávida de 8 meses é espancada pelo marido após discussão por jogos em Campo Grande

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Concursos em Mato Grosso do Sul têm 870 vagas e salários vão até R$ 41,8 mil

Oportunidades são para diferentes áreas de atuação

Cotidiano

MS registra chuva de 33 milímetros e segunda-feira será de temperaturas amenas

Máxima prevista deve alcançar 29°C

Cotidiano

De desossador a confeiteiro, Funsat começa a semana com 2,2 mil vagas de emprego

Em Campo Grande, 215 empresas oferecem trabalho em 138 profissões diferentes, sendo que a maioria não exige experiência para ingressar

Trânsito

Em curva, motorista perde controle e morre após carro capotar em Eldorado

Corpo do rapaz foi arremessado para fora do carro