Todo trabalhador que encerra suas atividades e cumpre os requisitos, pode requerer a tão sonhada aposentadoria, este benefício é o afastamento remunerado do trabalho. Se você pretende se aposentar, é necessário entender o que é carta de concessão, pois, esta documentação é muito importante. 

A Carta de Concessão é um documento que o segurado irá receber assim que der a entrada na aposentadoria, sendo ele dividido em três partes. A primeira são informações sobre os dados pessoais, a categoria que o empregado se encaixa, informações financeiras, início do benefício e quando foi solicitado. 

A segunda parte é uma revisão, onde contará todos os salários que o (Instituto Nacional de Seguridade Social) considerou em todo o processo para a aposentadoria. Por fim na terceira parte estará o resultado, que constará toda a média do seu salário, tempo de contribuição e também a informação da fórmula que o instituto aplicou para conceder o benefício.

Em resumo, esta carta é a apresentação de todo o processo da aposentadoria, que será enviada sempre quando o benefício for concedido. Para fazer consulta da carta e saber como anda o andamento do pedido junto ao INSS, basta ligar para a Central 135, acessar o portal Meu INSS, ou ir até uma agência do instituto. 

São 3 possibilidades para o status do pedido:

  • Concedido : Significa que o seu benefício foi aprovado pelo INSS;
  • Indeferido :  Por alguma falha, ou motivo, seu pedido foi negado;
  • Habilitado :  Isto significa que o seu benefício está em análise.