Cotidiano / Economia

Publicitário Duda Mendonça morre vítima de câncer aos 77 anos em São Paulo

Marqueteiro ficou conhecido pela campanha política que elegeu Lula presidente

Gabriel Maymone Publicado em 16/08/2021, às 07h26

Duda Mendonça estava internado em SP e sua morte foi confirmada nesta segunda-feira (16)
Duda Mendonça estava internado em SP e sua morte foi confirmada nesta segunda-feira (16) - Roberto Stuckert Filho

Conhecido pelas campanhas políticas que elegeram Lula presidente, o publicitário Duda Mendonça morreu aos 77 anos nesta segunda-feira (16). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O corpo de Duda será cremado e os detalhes sobre o local estão sendo definidos pelos familiares.

O marqueteiro estava internado para tratar de um câncer no cérebro e fazia quimioterapia. Em junho, ele foi diagnosticado com a Covid-19, teve o quadro de saúde agravado e precisou ser intubado.

Duda é um dos marqueteiros políticos mais conhecidos do País. Ele fez a campanha vitoriosa de Lula em 2002. Em 1975, ele abriu a agência de publicidade DM9 em Salvador.

A partir da aproximação com vários políticos, Duda Mendonça também se envolveu em escândalos de corrupção. Em 2005, o nome dele apareceu no Mensalão, onde virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) junto com outras 37 pessoas e foi acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Já em 2016, o marqueteiro passou a ser investigado na Operação Lava Jato e virou réu no STF novamente, pelos mesmos crimes que respondeu no Mensalão.

Jornal Midiamax