Pular para o conteúdo
Economia

‘Não há líderes para cuidar dos liderados’, diz especialista

O executivo participou, na última semana, do 2.º Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

Uma liderança “verdadeiramente humana” é essencial para levar adiante o capitalismo consciente e o conceito ESG (sigla em inglês para as áreas ambiental, social e de governança), na visão de Bob Chapman, presidente do conselho de administração da Barry-Wehmiller, empresa americana de fornecimento de peças para tecnologia, e coautor do livro Todos São Importantes (Editora Alta Books). O executivo participou, na última semana, do 2.º Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente.

O sr. se dedica ao tema liderança desde os anos 1990. O que mudou desde então?

Minha transformação pessoal de gestão para liderança começou em 1997, e veio como resultado de uma série de despertares sobre o impacto que tinha sobre aqueles que tive o privilégio de liderar Meu foco inicial estava no mundo dos negócios, mas tive a oportunidade de falar em todos os setores da sociedade e vejo a mesma coisa: líderes focados em seu sucesso, enquanto usam as pessoas em suas organizações simplesmente como um meio. Essa doença do interesse próprio parece estar progredindo. Hoje, nos vemos em um mundo que tem gerentes, chefes, supervisores, administradores, mas sem líderes com habilidade e coragem de cuidar daqueles que têm o privilégio de liderar. Infelizmente, não temos uma “liderança”.

Quais habilidades precisam ser desenvolvidas?

As habilidades para ser um líder estão centradas em ser capaz de dar às pessoas sob sua responsabilidade um senso de esperança para o futuro. Líderes verdadeiramente humanos criam ambientes nos quais suas equipes se sentem seguras, inspiradas a compartilhar seus dons e ouvidas.

O livro que o sr. escreveu com Raj Sisodia fala sobre o poder de cuidar das pessoas como se fossem da família. É isso mesmo?

Em primeiro lugar, quando você cuida de pessoas no trabalho como gostaria que seus filhos fossem cuidados, você vai melhorar a saúde delas. O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) nos disse que a pessoa a quem você se reporta no trabalho é mais importante para sua saúde do que seu médico de atenção primária.

Existem desafios para implementar um modelo de liderança mais humana?

A habilidade mais importante para uma vida com significado, propósito e “sucesso verdadeiro” é ouvir com empatia. Essa é a capacidade de ouvir para entender, não para debater ou julgar. E a segunda é a habilidade de reconhecer e celebrar a bondade nos outros. Os futuros líderes podem aprender essas habilidade, e os graduados podem se tornar a vacina para lidar com a doença do interesse próprio. Temos um sistema educacional que não está criando líderes com habilidades humanas para cuidar dos liderados.

A equipe vai comprar a ideia de um chefe “bonzinho”?

Não é mais uma questão de ser “bonzinho”, trata-se de compreender a profunda responsabilidade da liderança. Certifique-se de que você tem um modelo organizacional bem projetado para dar àqueles sob seus cuidados um senso de esperança para o futuro e, em seguida, inspire-os a trazer seus dons para realizar a visão da organização e o resultado será confiança.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa de Moraes será feita pelo STF

Real cai, mas tem melhor performance entre as principais divisas globais

Faca usada por ‘coach’ para matar o pai idoso em Campo Grande entortou após golpes

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

deputado pollon pré-candidatura

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Últimas Notícias

Cotidiano

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Devido ao vento, as fagulhas do fogo se espalharam e atravessaram a rodovia

Cotidiano

Projeto ‘Nossa Energia’ leva serviços e entretenimento durante festival de cinema em Bonito

Em Bonito, cidade a 259 km de Campo Grande, a unidade móvel educacional da Energisa tem levado serviços e entretenimentos aos moradores que visitam o CineSur, festival de cinema sul-americano. O projeto itinerante é uma parceria entre a concessionária e as prefeituras municipais, inserido no PEE (Programa de Eficiência Energética), que segue as diretrizes da … Continued

Política

‘Brasil não tem que abaixar as calças’: deputado de MS defende aproximação com Europa e Ásia após tarifaço de Trump

Deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) diz que "brasileiro não admite ser mandado por alguém de fora"

Mundo

Trump diz que tarifas fortalecem economia dos EUA e prevê arrecadação de US$ 200 bi em agosto

Arrecadação deve comprovar a "eficiência" da política comercial adotada por Trump