Pular para o conteúdo
Economia

Moody’s corta projeção para alta do PIB do Brasil em 2022 de 2,1% para 0,6%

Em relatório, a agência reiterou que tem como nota do País o nível Baa2
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

A Moody’s reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2021 (5,2% para 4,8%) e 2022 (2,1% para 0,6%), na esteira da contração de 0,1% do PIB do terceiro trimestre. Em relatório, a agência reiterou que tem como nota do País o nível Baa2, com perspectiva estável.

“A nossa projeção revisada para o PIB de 2022 reflete a nossa visão de que o consumo das famílias e do governo vai sustentar o crescimento”, diz a agência. “A alta taxa de vacinação do Brasil em relação a outros países latino-americanos também vai dar suporte à atividade de serviços no próximo ano.”

Entre os fatores da nota de crédito, a Moody’s atribui nota “baa2” à força econômica do País e “baa3” às força de instituições e governança. A pontuação de força fiscal do Brasil é de “b1”, refletindo altos níveis de dívida e uma estrutura rígida de gastos.

“O baixo crescimento econômico e gasto adicional para mitigar o impacto da pandemia resultou em um crescimento significativo da dívida a 88,8% do PIB em 2020, de 74,3% em 2019. Esperamos que a dívida se estabilize em torno de 85% em 2023”, informa a agência, que prevê déficit fiscal de 6% do PIB neste ano e em 2022.

A nota de suscetibilidade a risco de evento do País é “baa”, refletindo, segundo a Moody’s, um risco moderado de instituições financeiras (“ba2”) e um risco político (“baa”) de que desenvolvimentos possam prejudicar a aprovação de reformas fiscais. O risco externo do País é definido como “aa”, e o de liquidez do governo é de “a”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O número de presos estrangeiros no Brasil seguiu crescendo nos últimos quatro anos

manchas de sangue

Homem é esfaqueado nas costas e tórax em frente a bar por ‘Paraguai’ em Campo Grande

Trator tomba e idoso de 75 anos morre esmagado em propriedade rural de MS

Incêndio atinge vegetação em empresa de adubos na região do Parque do Sol

Notícias mais lidas agora

bodoquena

Após ‘enxurrada’ de questionamentos e prorrogação, MPMS contrata empresa por R$ 6 milhões

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Trump firma acordo comercial com a Indonésia, membro pleno do Brics

Últimas Notícias

Cotidiano

Beba água: quarta-feira será de tempo seco e calor de 33°C em MS

Previsão indica predomínio da baixa umidade do ar no Estado

Trânsito

Carro é jogado em canteiro e acerta placa de sinalização após acidente com carreta na BR-163

Motorista estava saindo de um posto de combustível quando ocorreu a batida com a carreta

Trânsito

Carro envolvido em acidente com PMs do Choque estava com placa  adulterada em Campo Grande

Carro foi apreendido e levado para a Defurv

Bastidores

[ BASTIDORES ] Pensativo sobre mudanças

Mudança política, homenagem e presente são destaques do Bastidores desta quarta-feira (23)