Mesmo com pandemia, comércio de MS tem 4º ano seguido de alta nas vendas
O comércio de Mato Grosso do Sul fechou 2020 com alta de 4,5% nas vendas, o 4º ano seguido de alta, conforme dados divulgados na manhã desta quarta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), desde 2017, o comércio varejista apresenta números positivos no acumulado anual: […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O comércio de Mato Grosso do Sul fechou 2020 com alta de 4,5% nas vendas, o 4º ano seguido de alta, conforme dados divulgados na manhã desta quarta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), desde 2017, o comércio varejista apresenta números positivos no acumulado anual: 0,5% em 2017; 1,2% em 2018; 0,6% em 2019; e 4,5% em 2020.
Assim, o resultado só não foi melhor devido a uma forte queda registrada em dezembro, de 6,3% em comparação ao mês de novembro. Trata-se da maior queda para um mês de dezembro de toda a série histórica, que começou em 2000.
O gerente da PMC nacional, Cristiano Santos, explica como a pandemia de Covid-19 impactou diretamente a trajetória de resultados da pesquisa ao longo do ano. “Os resultados da pesquisa costumam ter variações menores, mas com a pandemia, houve uma mudança deste cenário, já que tivemos dois meses (março e abril) de quedas muito grandes”, afirma.
O resultado do varejo foi de crescimento de maio até outubro, quando apresentou o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2001, e ultrapassou o patamar pré-pandemia, de fevereiro. “A queda em dezembro é um reposicionamento natural, já que o patamar estava muito alto com os resultados de outubro e novembro”, complementa o analista.
Segundo o IBGE, os setores de veículos, peças automotivas e materiais de construção apresentaram redução no ritmo de vendas e fecharam o mês de dezembro com queda de 3,3%.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.