Pular para o conteúdo
Economia

Juros baixos ajudam venda de imóveis, mas construção vê lucro ‘minguar’ com preços de materiais

Enquanto o setor imobiliário vive um bom momento, puxado principalmente pelas condições favoráveis de financiamento, a construção civil amarga queda nos lucros com a alta no preço dos materiais. Para o presidente da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul), Adão Castilho, a valorização dos imóveis não acompanhou os custos da construção. “Teve […]
Arquivo -

Enquanto o setor imobiliário vive um bom momento, puxado principalmente pelas condições favoráveis de financiamento, a construção civil amarga queda nos lucros com a alta no preço dos materiais.

Para o presidente da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul), Adão Castilho, a valorização dos não acompanhou os custos da construção. “Teve um reajuste de mercado de 4% a 5% de valorização das obras”, explica, lembrando que alguns itens como tijolo e cobre tiveram os preços reajustados em 100% e 150%, respectivamente.

Assim, muitos construtores veem os lucros ‘minguarem’ e acabam deixando de contratar. “Estamos diminuindo a quantidade de construções e deixando de contratar para 2021. Temos consciência de que a hora que a demanda e oferta entrarem em equilíbrio, as indústrias vão reduzir os preços”, pontuou Castilho.

Com isso, o presidente da entidade acredita que não é o melhor momento para investir em imóveis. “Nós [construtores] reduzimos nossa carteira de em 50% das construções. Eu ainda estou terminando duas obras que comecei antes desse reajuste e estou amargando queda de 16,8% da valorização desse imóvel”, lamenta.

construção civil
Preço do tijolo é o dobro do praticado há um ano. (Foto: Nilzete Franco)

Para ilustrar o cenário da construção civil em Mato Grosso do Sul, dados do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que em 2020 o setor da construção civil foi o que menos teve crescimento de trabalho formal. Foram 960 postos de trabalho abertos pelo segmento, enquanto que a indústria, por exemplo, ampliou sua força de trabalho em 7.423 empregos criados. O comércio apresentou saldo de 3.618, o setor de serviços de 3.338 e a agropecuária também teve mais contratações, com 1.172 novos empregos.

Falta de infraestrutura

A falta de atrapalha a urbanização em algumas regiões da cidade, por não se enquadrarem em programas do governo como o ‘Casa Verde e Amarela’.

Isso porque o programa não permite financiamento de casas construídas em ruas sem asfalto. “Somos responsáveis pelo preenchimento de vazios urbanos, mas alguns bairros que não tem pavimentação estão abandonados como o Nova , por exemplo”, observou.

Condições para 2021

Por outro lado, a compra de imóveis deve continuar na tendência favorável este ano, segundo especialistas no mercado imobiliário. Isso porque teremos elementos como a taxa de juro básico da economia (Selic) no seu menor patamar histórico e estímulos adotados por instituições financeiras que reduziram os juros e aumentaram o limite para financiamento imobiliário em meio à pandemia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cavalo

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Mãe e filha mortas em acidente na MS-145 serão veladas em Campo Grande

Com alimentos até três vezes mais caros, licitação para merenda escolar é suspensa em Caracol

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Construção de 249 casas para área rural de MS terá custo de R$ 32,8 milhões

Últimas Notícias

Esportes

Portugueses do Manchester United prestam homenagem a Diogo Jota e seu irmão em Anfield

Diogo Jota e seu irmão morreram após o carro perder o controle e pegar fogo no mesmo momento

Polícia

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

O crime ocorreu na manhã da última quinta-feira (10)

Política

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado na próxima terça-feira

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores) e convocou a reunião

Brasil

Avião da Azul que saiu de SP precisa fazer pouso de emergência no Rio

Máscaras de oxigênio foram acionadas pro prevenção