Morreu na manhã deste sábado o fundador do Grupo automobilístico Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, aos 77 anos, em São Paulo.

“Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, disse a diretoria da empresa, em nota.

Segundo a nota, a empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida pelos atuais executivos, que lamentaram o falecimento do fundador e se solidarizam com a família.

O velório será hoje no Cemitério do Morumbi, a partir das 14h30, seguido do sepultamento às 17h30.

Foi com a marca Ford que começou a história do médico Carlos Alberto de Oliveira Andrade no mundo automobilístico. Na década de 70, ele havia comprado um Ford Landau, mas a concessionária anunciou falência antes de entregar o veículo. Ele viu ali uma oportunidade de negócios.

O Grupo Caoa é o distribuidor das marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil. Possui duas fábricas próprias no Brasil, uma no Distrito Agroindustrial de Anápolis, onde são montados modelos da Hyundai e da Chery. A outra fica na cidade paulista de Jacareí.

No final de 2017, a Caoa, maior conglomerado de distribuição/fabricação de automóveis da américa latina, e a Chery, maior exportadora de veículos chineses, se uniram em acordo histórico de cooperação para lançar a CAOA CHERY, nova montadora 100% nacional.

Em setembro de 2019, anunciou a intenção de comprar a fábrica de caminhões da Ford em São Bernardo do Campo, mas o negócio não foi adiante.

Nascido na Paraíba em 1944, Carlos Alberto ingressou na Faculdade de Medicina, onde se formou com especialização em cirurgia, e, por alguns anos, seu foco principal era voltado para a área médica.

Carlos Alberto permaneceu como presidente da Caoa até 2013, quando Maciel Neto assumiu o cargo. No processo, o fundador do grupo passou a ocupar o posto de Presidente do Conselho Administrativo da empresa.

Ao longo de sua trajetória profissional, Andrade foi condecorado com diversas premiações ligadas ao campo empresarial.