O realizou diversas ações para beneficiar os cidadãos no período de pandemia do como aprovação de uma nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial, antecipação do calendário do PIS-PASEP e até o pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Entretanto, existem outros benefícios que devem ser liberados até essa semana, confira:

BEM (Benefício Emergencial)

O Benefício Emergencial de Preservação de Empregos deve ser liberado ainda esta semana. A expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deva publicar Medida Provisória determinando que programa dure 4 meses.

O programa deve seguir os moldes do que foi feito no ano passado, onde empregado e empresas fazem acordo para redução de jornadas e salários em até 70%.

13º salário do INSS

Uma das medidas é a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. A medida inicialmente havia sido planejada para ser liberada no mês de fevereiro. Contudo, para que a medida possa ser liberada o Congresso Nacional precisa aprovar Orçamento Geral da União, sem a aprovação do Orçamento os gastos do governo se tornam limitados.

A expectativa é de que nas duas próximas semanas deva ocorrer a aprovação do Orçamento de 2021. O que destravará os gastos do governo e deve viabilizar o pagamento da antecipação do 13º salário que deve então estar disponível entre os meses de abril e maio.

Auxílio-doença sem perícia

O Congresso Nacional autorizou que o INSS possa conceder benefícios por incapacidade como o auxílio-doença e auxílio-acidente por meio de análises de documentos, sem a necessidade de perícia presencial.

A Medida estará em vigor até o dia 31 de dezembro de 2021, e terá como finalidade acabar com o problema de filas durante a perícia médica que permanece diante da necessidade do fechamento de agências do INSS em meio à pandemia.

A viabilidade da realização da concessão dos benefícios sem a perícia presencial foi inserida na lei que ampliou a margem para empréstimos consignados dos aposentados e pensionistas do INSS de 35% para 40%.

Aumento da margem para consignado

A medida havia sido aprovada no ano passado, mas como chegou ao fim no dia 31 de dezembro de 2021 precisa ser aprovada novamente.

A proposta está em discussão no Congresso Nacional, sendo que na última segunda-feira (08) foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue, agora, para o Senado.

Medida Provisória 1.006/2020, aumenta de 35% para 40% a margem do  para aposentados e pensionistas do INSS. Logo, dos 40% liberados, 5% são para ser usado apenas em operações com cartão de crédito. Dessa maneira, os outros 35% podem ser utilizados em empréstimos, financiamentos ou em operações de arredamento mercantil.

14º salário

Está em tramitação no Congresso Nacional o projeto do senador Paulo Paim, que cria o pagamento do 14º salário no fim do ano, para atender a esses 30 milhões de beneficiários do INSS que ficarão sem o 13º, que será antecipado.