Banco Mundial prevê avanço de 4% no PIB global e de 3% no Brasil em 2021
Sob efeito da pandemia, o Brasil deve registrar queda de 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, segundo as projeções do Banco Mundial – número bem distante do recuo de 8% previsto em junho. Para este ano, a estimativa da instituição multilateral é de crescimento de 3% na atividade econômica do País e de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sob efeito da pandemia, o Brasil deve registrar queda de 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, segundo as projeções do Banco Mundial – número bem distante do recuo de 8% previsto em junho. Para este ano, a estimativa da instituição multilateral é de crescimento de 3% na atividade econômica do País e de 2,5% em 2022.
De acordo com a edição de janeiro do documento Perspectivas Econômicas Globais, o Banco Mundial espera que a recuperação do consumo privado e do investimento no segundo semestre de 2020 no Brasil continue no início deste ano, apoiados pela melhora da confiança e das condições de crédito benignas, o que ajudará a levar a um resultado positivo do PIB neste ano.
“A recuperação deve ser desigual entre os setores: a indústria e a agricultura estão se expandindo mais rapidamente do que o setor de serviços, devido à persistente aversão ao risco entre os consumidores, afetando viagens, turismo e restaurantes, em particular”, apontou documento. A instituição destaca que o ritmo da recuperação nacional deverá diminuir no decorrer deste ano, em parte “devido à retirada dos estímulos monetários e fiscais”.
O Banco Mundial destacou que a economia global deverá registrar queda de 4,3% em 2020, resultado um pouco melhor do que a previsão de retração de 5,2% feita em junho. A previsão é de expansão de 4% em 2021 e de 3,8% em 2022. “A recuperação global, no entanto, foi amortecida no curto prazo por um ressurgimento de novos casos de covid-19.”
Contudo, a instituição multilateral destaca que a atividade econômica global deve se firmar no médio prazo com a melhora gradual da confiança de famílias e empresários, o que levará ao aumento de consumo e de investimentos sobretudo com a vacinação internacional contra a covid-19.
Por outro lado, adverte que há riscos para a retomada global, especialmente motivados pelo agravamento da disseminação do coronavírus e atrasos na aquisição e distribuição de imunizantes, bem como “estresse financeiro” gerado por alto nível de endividamento de países. “Mesmo que a recuperação prossiga conforme previsto no cenário-base, a produção global deverá permanecer 4,4 por cento abaixo das projeções pré-pandemia até 2022.”
O Banco Mundial prevê que o PIB dos EUA deve ter registrado contração de 3,6% em 2020, mas deve exibir alta de 3,5% em 2021 e avanço de 3,3% em 2022. Segundo a instituição, a China deve ter apresentado crescimento de 2,0% no ano passado, que deverá atingir 7,9% em 2021 e 5,2% no próximo ano.
A zona do euro, segundo o Banco Mundial, deve ter registrado retração de 7,4% em 2020 – as projeções são de alta de 3,6% neste ano e de 4,0% em 2022. No Japão, depois de ter contabilizado uma queda do PIB de 5,3% em 2020, a estimativa é de crescimento de 2,5% em 2021 e de 2,3% no próximo ano.
Notícias mais lidas agora
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
Últimas Notícias
Professores têm até hoje para se candidatar em processo seletivo da Prefeitura de Guia Lopes da Laguna
Profissionais formarão cadastro reserva em cargos do magistério municipal para o ano letivo de 2025
Médico de MS ‘desengaveta’ sonho de escrever e lança romance que homenageia sua terra natal
Lançamento ocorre na cafeteria Doce Lembrança, a partir das 19h, nesta quarta-feira (15)
Sem mandato, ex-vereador Tiago Vargas ganha cargo na Prefeitura com salário de até R$ 15 mil
Ex-vereador tentou a reeleição, mas foi considerado inelegível devido à demissão do cargo da polícia civil
Belo quebra o silêncio sobre Gracyanne Barbosa no BBB 25: ‘Coração’
Belo botou a boca no trombone e falou sobre o que acha a respeito da participação da ex-mulher, Gracyanne Barbosa, no Big Brother Brasil 25
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.