O Auxílio Emergencial voltou com os pagamentos neste mês, mas com várias mudanças. Entre elas, foi necessário que os beneficiários atualizassem seus cadastros para passar por uma nova verificação. No entanto, a informou que todo mês o Ministério continuará verificando os perfis para ter certeza de que ainda estão dentro dos critérios.
 
O problema é que alguns beneficiários enfrentam dificuldade para contestar a negativa do benefício. O objetivo da contestação é permitir que o perfil seja revisado, em caso de ter sido negado, para tentar mais uma vez a aprovação. Porém, o problema é que o botão de contestação sumiu em alguns casos. 
 
Quando o botão some não é um bom sinal já que o aplicativo tem conexão direta com o banco da DataPrev, que é o órgão responsável pelo cruzamento de dados de todos os inscritos. Esse acesso permite saber se o cidadão que solicita o benefício, está elegível para se cadastrar.
 
Caso ele não cumpra algum requisito, o sistema recusa o pedido de ingresso. De acordo com o critério que não foi cumprido, ele libera o botão de contestação, o que faz com que o cidadão possa tentar mais uma vez. Contudo, se a pessoa cair em um critério indispensável, como a renda, por exemplo, o botão some e não permite a contestação.
 
Neste caso, é possível recorrer direto pelo site da Dataprev, através da função de consulta, mas sem a certeza de que nele haverá a opção de contestação.