Cotidiano / Economia

Auxílio Emergencial: botão de contestar sumiu? Saiba como proceder

Cidadão ainda tem uma última tentativa direto com o Dataprev

Fábio Oruê Publicado em 29/04/2021, às 16h03

Novas regras estão impedindo algumas pessoas de pedir o benefício novamente
Novas regras estão impedindo algumas pessoas de pedir o benefício novamente - Foto: Arquivo/ Jornal Midiamax
O Auxílio Emergencial voltou com os pagamentos neste mês, mas com várias mudanças. Entre elas, foi necessário que os beneficiários atualizassem seus cadastros para passar por uma nova verificação. No entanto, a Caixa informou que todo mês o Ministério continuará verificando os perfis para ter certeza de que ainda estão dentro dos critérios.
O problema é que alguns beneficiários enfrentam dificuldade para contestar a negativa do benefício. O objetivo da contestação é permitir que o perfil seja revisado, em caso de ter sido negado, para tentar mais uma vez a aprovação. Porém, o problema é que o botão de contestação sumiu em alguns casos. 
Quando o botão some não é um bom sinal já que o aplicativo tem conexão direta com o banco da DataPrev, que é o órgão responsável pelo cruzamento de dados de todos os inscritos. Esse acesso permite saber se o cidadão que solicita o benefício, está elegível para se cadastrar.
Caso ele não cumpra algum requisito, o sistema recusa o pedido de ingresso. De acordo com o critério que não foi cumprido, ele libera o botão de contestação, o que faz com que o cidadão possa tentar mais uma vez. Contudo, se a pessoa cair em um critério indispensável, como a renda, por exemplo, o botão some e não permite a contestação.
Neste caso, é possível recorrer direto pelosite da Dataprev, através da função de consulta, mas sem a certeza de que nele haverá a opção de contestação.
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