Nesta terça-feira (23), a Caixa Econômica Federal iniciou a atualização dos dados cadastrais dos usuários do aplicativo Caixa Tem para os cidadãos que nasceram em junho. A atualização segue até o dia 31 e não é obrigatória.
O Caixa Tem é o aplicativo que a Caixa libera aos trabalhadores para que os mesmos possam ter acesso as contas digitais que são utilizadas para pagar diversos benefícios como a nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial, Benefício Emergencial (BEm), Bolsa Família, dentre outros programas de repasse de renda do governo.
Como dito, a atualização não é obrigatória e não tira o direito dos usuários de movimentarem seus benefícios, incluindo o Caixa Tem, outro detalhe importante é que a atualização do aplicativo não tem qualquer ligação com a liberação da nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial. O mesmo é apenas é utilizado como um canal de acesso dos trabalhadores ao saldo pago pelo governo.
Atualização
A atualização de dados do Caixa Tem está ocorrendo de forma escalonada, sendo liberado conforme o mês de nascimento do usuário. A atualização é para garantir mais segurança e agilidade nos serviços prestados pela Caixa Econômica Federal.
Veja o calendário para atualização do aplicativo Caixa Tem, conforme o mês de nascimento do usuário.
Nascidos em | Devem atualizar dia |
Janeiro | 14 de março |
Fevereiro | 16 de março |
Março | 18 de março |
Abril | 20 de março |
Maio | 22 de março |
Junho | 23 de março |
Julho | 24 de março |
Agosto | 25 de março |
Setembro | 26 de março |
Outubro | 29 de março |
Novembro | 30 de março |
Dezembro | 31 de março |
Na prática, a atualização faz o usuário aderir a uma poupança digital diferente, que recebeu o nome de “Cliente Top”. O usuário é obrigado a concordar com um termo de contrato antes de iniciar a atualização.
A Caixa ainda não divulgou quais serão os serviços oferecidos ao “Cliente Top” —o site do banco sequer menciona essa modalidade. Mas de acordo com a UOL, o foco será em microcrédito e seguros voltados ao público de baixa renda.
Na atualização, após declarar que concorda com os termos de adesão e assinalar a opção “Quero ser um Cliente Top”, o usuário precisa informar dados geralmente solicitados por bancos para oferecer linhas de crédito, como:
- Nacionalidade
- Endereço
- Se trabalha e se tem carteira assinada
- Renda mensal
- Profissão
- Patrimônio
Depois de confirmar os dados, o cliente precisa ainda enviar duas fotos. A primeira é de um documento de identificação (RG ou CNH). A segunda, uma “selfie” (foto do próprio rosto) em que a pessoa esteja ao lado do documento da foto anterior.