Se depender da ministra Industria e Comercio,  Liz Querem, do ministro do Interior, Euclides Acevedo e do ministro de Defesa, Bernardino Estigarribia o comércio deve permanecer fechado na . Eles estiveram  em e acabaram frustrando a expectativa de comerciantes locais.

A principal proposta feita pelos empresários para as autoridades paraguaias era a abertura gradual da fronteira com a possibilidade de comercialização em uma espécie de delivery onde os brasileiros poderiam pegar os produtos comprados nas lojas de Pedro Juan na Linha Internacional, como vinha sendo feito até a semana passada.

Durante o encontro os ministros solicitaram uma semana de prazo para analisar o pedido dos comerciantes, mas não existe muita esperança de vai haver uma flexibilização por parte do governo paraguaio.

“Na verdade as autoridades foram neutras. Não disseram nem que sim e nem que não para a reabertura da fronteira”, disse o empresário Thomaz Medina, um dos mais antigos e tradicionais em Pedro Juan Caballero.