Pular para o conteúdo
Economia

Sem aulas presenciais, empresas de transporte escolar amargam crise na pandemia

Há quase cinco meses sem aulas presenciais e sem previsão de retorno às salas de aula, os alunos seguem estudando em casa em Mato Grosso do Sul e quem tem sentido a crise são os trabalhadores das empresas de transporte escolar no estado. A categoria busca soluções após meses amargando a crise da pandemia do […]
Arquivo -

Há quase cinco meses sem aulas presenciais e sem previsão de retorno às salas de aula, os alunos seguem estudando em casa em e quem tem sentido a crise são os trabalhadores das empresas de transporte escolar no estado. A categoria busca soluções após meses amargando a crise da do coronavírus.

Nesta quarta-feira (19), o presidente do SIENTE (Sindicato das Empresas de Transporte Escolar de MS), Paulo Luzardo, participou de reunião com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, para tratar maneiras de amenizar a situação financeira da categoria.

Apesar da situação atual dos municípios, onde a maioria está custeando parte das despesas com recursos do Auxílio Emergencial do Governo Federal, o presidente do sindicato disse que tentaria intermediar uma negociação viável visando principalmente à manutenção de parceria que resulte em benefício para os trabalhadores e Municípios.

A recomendação da Assomasul é que cada prefeitura procure a empresa responsável pelo transporte escolar e defina um percentual de indenização até que a situação se normalize, como forma de minimizar o prejuízo causado pela crise financeira durante a pandemia.

Pedro Caravina explicou que além do poder público e as famílias, a pandemia trouxe um clima de instabilidade econômica e um impacto muito forte também às empresas, muitas das quais, segundo ele, tiveram suas atividades e fonte de receita prejudicadas com a paralisação das aulas desde o início da crise sanitária mundial.

Vale destacar que o encaminhado de eventuais acordos segue parecer favorável do (Tribunal de Contas do Estado). O dirigente observou, porém, que a escolha da revisão contratual permitindo o pagamento de indenização ou adiantamento de valores, se for o caso, fica livre para ser negociado entre a empresa e a prefeitura interessada no acordo.

O presidente do sindicato disse que as empresas estão sem receber desde o dia 20 de março, quando a pandemia se instaurou em MS, o que levou a diretoria do sindicato que representa a categoria a procurar a Assomasul.

Ocorre que, apesar da paralisação das aulas, as empresas continuam arcando com muitas despesas, como pagamento de salários e recolhimento dos encargos sociais incidentes e administrativos, envolvendo IPVA, licenciamento, DPVAT e seguro de responsabilidade civil. O primeiro acordo fechado no estado, segundo o sindicato, foi com a prefeitura de .

Além de Caravina e Luzardo, participaram da reunião o diretor-executivo do SIENTE, Adilson Oshiro, e a assessora Jurídica do sindicato, Paula Consalter.

Avaliação do TCE-MS

No último dia 6, o TCE-MS aprovou parecer à consulta feita pelo prefeito de , Hélio Peluffo Filho, em relação ao pagamento antecipado aos contratos de prestação de serviço e transporte escolar paralisados.

O conselheiro relator, Márcio Monteiro, apresentou em seu voto três possibilidades para o enfrentamento ao problema provocado pela paralisação da prestação de serviços de natureza continuada: a rescisão, a suspensão e a revisão dos contratos.

“A escolha pela revisão contratual não deve comprometer a saúde financeira do Ente, nem a sua capacidade orçamentária e financeira, devendo o gestor promover os necessários estudos de viabilidade”, diz trecho do parecer do conselheiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos na axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete