Pular para o conteúdo
Economia

Preço de alimentos dispara e faz inflação chegar a 4,36% este ano em Campo Grande

A inflação oficial de outubro – medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) –  marcou 0,91% e fez o índice bater os 4,36% neste ano em Campo Grande, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É a maior alta entre as 16 capitais em que […]
Arquivo -

A inflação oficial de outubro – medida pelo (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) –  marcou 0,91% e fez o índice bater os 4,36% neste ano em , segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É a maior alta entre as 16 capitais em que a pesquisa é realizada.

O grupo que mais impactou o resultado foi o de alimentação e bebidas, que já registrou alta média de 10,62% somente em 2020. Nos últimos 12 meses, a alta chega a 17,7%.

Conforme o IBGE, Entre os itens que mais subiram, destaque para alimentos como o arroz (13,36%, após alta de 17,98% em setembro), óleo de soja (17,44%, após avanço de 27,54% em setembro) e carnes (4,25%, após alta de 4,53% em setembro).

“Em geral, [essa alta] está relacionada à oferta, com influência da alta do dólar sobre as exportações”, disse o gerente da pesquisa do IBGE, Pedro Kislanov

Assim, em relação aos itens que não fazem parte do grupo alimentação, os principais impactos foram: passagem aérea (39,83%), pneu (3,07%) e plano de telefonia fixa (2,44%).

Outro quesito pesquisado é o preço dos combustíveis. Em Campo Grande, apenas a gasolina teve aumento, de 2% em outubro. Já o etanol e ficaram mais baratos, 1,19% e 1,73%, respectivamente.

A , que também tem grande impacto na inflação, registrou alta de 0,37% em Campo Grande. O valor está acima da média nacional, de 0,03%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madalena experimenta vestido de noiva: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 18/04/2025

Edu confirma gravidez de Celeste: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 18/04/2025

VÍDEO: em meio a comboio de caminhonetes, multidão e confusão, influenciador Rincon é preso no MT

Bortoleto sente início ruim, mas prega calma e se inspira em Russell: ‘Aprender e melhorar’

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Ajuda oficial à peruana condenada por corrupção choca corpo diplomático

Terra de condenados Todo o corpo diplomático de Brasília e de vários países está pasmo com a ajuda oficial do Governo brasileiro na fuga de uma condenada por corrupção de outro país. Caiu como uma bomba em embaixadas e na OEA a camaradagem do Governo Lula da Silva III para trazer a Brasília a ex-primeira … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1927 – Cervejaria de Corumbá lança nova marca, preparada por técnico alemão

Criada em 1914, a Cervejaria Corumbaense, por muitos anos, a preferida dos consumidores do Estado, lança, com ampla campanha publicitária, em 18 de abril de 1927, seu novo produto, a cerveja Centenário.

Charge

O crucificado todos os dias

TV & Novela

Maria de Fátima garante que se casará com Afonso Roitman: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 18/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (18)