Pular para o conteúdo
Economia

Prazo para receber 13º termina nesta sexta; saiba o que fazer se empresa não pagar

O prazo para as empresas pagarem a segunda parcela do 13º salário termina nesta sexta-feira (18). A primeira deveria ter sido paga até o dia 30 de novembro. A data prevista na lei é dia 20 de dezembro, mas como este ano cairá em um domingo, o prazo ficou para esta sexta-feira. Mesmo após um […]
Arquivo -

O prazo para as empresas pagarem a segunda parcela do 13º salário termina nesta sexta-feira (18). A primeira deveria ter sido paga até o dia 30 de novembro. A data prevista na lei é dia 20 de dezembro, mas como este ano cairá em um domingo, o prazo ficou para esta sexta-feira.

Mesmo após um ano difícil para muitos setores, o pagamento do abono natalino é obrigatório. Então, se a empresa atrasar o pagamento, o que devo fazer?

Conforme o consultor trabalhista Daniel Raimundo dos Santos, caso o empregado não receba é preciso calma. “O primeiro passo do trabalhador deve ser procurar o setor de recursos humanos ou financeiro da empresa, notificando o problema. Caso esses setores não resolvam, o que pode ser feito é uma denúncia do empregador ao Ministério do Trabalho ou ao sindicato de sua categoria, em caso de sindicalização. Por fim, a última medida é entrar com ação individual ou coletiva na Justiça do Trabalho e cobrar a dívida”, explica.

O que acontece com a empresa que não pagar o 13º?

Se não agir de acordo com o prazo previsto na legislação, pagando a gratificação em atraso ou não efetuando o pagamento, a punição poderá ser uma multa administrativa no valor de R﹩ 170,16 por empregado contratado.

“O seu não pagamento é considerado uma infração (Lei 4.090/62), podendo resultar em pesadas multas para a empresa no caso de autuada por um fiscal do Trabalho”, afirma Daniel.

Cálculo

Para saber qual o valor pagar, o cálculo deve dividir o salário do empregado por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados. Deve-se levar em conta o período de janeiro a dezembro do ano vigente. Se trabalhou o ano inteiro na empresa, o valor do 13º integral deverá ser igual à remuneração mensal do mês de dezembro. Se houver mudança de remuneração durante o ano, o cálculo deve ser feito com base no salário de dezembro.

Trabalhadores com contratos suspensos

O Presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas da OAB/MS, Diego Granzotto, explica que para o pagamento do 13º são contados apenas os meses em que o funcionário trabalhou por pelo menos 15 dias do mês. “Assim, não serão contados os meses que o contrato ficou suspenso”, explica.

Então, conforme o especialista em direito e processo do trabalho, o funcionário deve contar apenas os meses trabalhados. Se trabalhou por seis meses e os outros seis ficou com contrato suspenso, então só receberá pelo período em que trabalhou.

Dados do Ministério do Trabalho mostram que desde abril, 46.607 trabalhadores tiveram o contrato de trabalho suspenso em Mato Grosso do Sul. Além disso, 22.488 tiveram redução de 50% do salário, 20.316 tiveram decréscimo de 70% e 14.075 empregados tiveram redução de 25%. Outros 1.499 estão em regime de contrato intermitente, quando recebe apenas no momento em que a empresa solicita seus serviços.

Economia de MS

pagamento do 13º salário aos trabalhadores deverá injetar R$ 2,6 bilhões na economia de Mato Grosso do Sul, segundo estimativa da CNC (Confederação Nacional do de Bens, Serviços e Turismo).

A FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul) estima que o número é cerca de 5% menor que o ano passado. “Sabemos que será menor a movimentação”, declarou Inês Conceição Santiago, a presidente da entidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes diz que ‘organização miliciana’ age de forma ‘covarde e traiçoeira’ sob crivo dos EUA

bolsa

JBS fecha parceria com governo federal para contratar beneficiários do Bolsa Família

nota ms premiada

Cinco sul-mato-grossenses faturam R$ 20 mil em sorteio da Nota Premiada

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

‘Estupidez de ditaduras’, avalia Zeca sobre polêmica com soldados da PM

Últimas Notícias

Mundo

Trump diz que vai deslocar submarinos nucleares americanos em resposta a provocações da Rússia

Em reposta as ameaças, autoridades russas afirmaram que possuem sistema nuclear a altura para retaliação

Polícia

‘Música para nossos ouvidos’: população defende grito de guerra violento com recém-formados da PMMS

Vídeo viralizou nesta sexta-feira (1º), um dia depois da formatura de 427 novos soldados da corporação

Cotidiano

Pitbull solta em praça no Jardim Panamá mata poodle que passeava com tutora idosa

Tutor da pitbull foi identificado e levado para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia; ele pode responder por omissão de cautela na guarda de animais

Polícia

Homem é preso transportando mais de 590 tabletes de maconha em Campo Grande

A apreensão foi realizada pela GCM, por meio da Romu