Pular para o conteúdo
Economia

Pandemia fez 15% da população de MS mudar de atuação; 28% foram para delivery

A chegada do coronavírus trouxe mudanças em vários setores. As restrições de circulação mudaram o comportamento de clientes e obrigou mudança na área de atuação profissional de 15% da população em Mato Grosso do Sul. É o que diz pesquisa de entidades do comércio sobre o impacto da pandemia no setor. Conforme a publicação, desse […]
Arquivo -

A chegada do coronavírus trouxe mudanças em vários setores. As restrições de circulação mudaram o comportamento de clientes e obrigou mudança na área de atuação profissional de 15% da população em . É o que diz pesquisa de entidades do comércio sobre o impacto da no setor.

Conforme a publicação, desse grupo que fez mudança radical no trabalho, 28% entraram no ramo de delivery, que foi um dos setores que mais cresceu devido às regras de isolamento social impostas pela pandemia.

Já, para outros 15%, a escolha foi a área de serviços de limpeza e faxina, que ganhou destaque também nesse período, pois é uma das formas de combater o vírus.

Além disso, outros 10% desse grupo entraram na área de vendas em geral. Os demais serviços que receberam novos trabalhadores foram: vendas online (7%), refeições prontas (7%), confecção de máscaras (5%), supermercado (5%) e construção civil (5%).

Setores que faturaram mais

Outro ponto apresentado pela pesquisa foi a variação de faturamento de alguns segmentos do setor de comércio e serviços.

Questionados sobre o faturamento de setembro em relação aos meses anteriores da pandemia, os empresários do setor de óticas e embalagens foram os mais otimistas. Assim, para 75% deles, houve aumento da receita de suas empresas no mês.

Também afirmaram ter aumento nas vendas donos de empresas do setor de saúde, beleza e TI (Tecnologia da Informação).

Por outro lado, os empresários do comércio em geral foram os que mais reclamaram da redução no faturamento, com 62% alegando queda na receita. Para o segmento da construção civil, 56% também afirmaram diminuição do volume de serviços.

Futuro

Para os empresários ouvidos na pesquisa, os principais mecanismos de retomada para o crescimento dependem de incentivos do governo (21%). Para outros 18% é necessário mais crédito e mais divulgação, com implantação do comércio online. Ainda, 15% acreditam em biossegurança e 8% defendem mais flexibilização para impulsionar o pós-pandemia.

Eles também afirmaram que o maior desafio é atrair mais clientes (36%). Outros 21% alegam problemas financeiros e outros 13% temem a instabilidade. Já 11% destacam a dificuldade em obter crédito e em comprar mercadorias ou insumos.

Pesquisa

A pesquisa foi elaborada pelo Sebrae/MS, IPF (Instituto de Pesquisas da ), Sindivarejo , CDL (Comércio de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande e FCDL.

Entre os consumidores, foram aplicados 1.711 questionários em 7 cidades do estado de 22 de junho a 6 de julho. Então, entre os empresários, foram 164 ouvidos em 20 municípios entre os dias 15 de setembro e 8 de outubro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)