Pular para o conteúdo
Economia

Na pandemia, usinas de MS registram queda na produção de etanol e aumento no de açúcar

Com a mudança de hábitos por conta da pandemia do coronavírus e o mercado internacional favorável, as usinas de Mato Grosso do Sul aumentaram 98% a produção de açúcar, saltando de 627 mil toneladas no ano passado para 1,2 milhão em 2020. Já a destinação da cana-de-açúcar para produção de etanol caiu 20% em relação […]
Arquivo -

Com a mudança de hábitos por conta da pandemia do e o mercado internacional favorável, as usinas de aumentaram 98% a produção de açúcar, saltando de 627 mil toneladas no ano passado para 1,2 milhão em 2020. Já a destinação da cana-de-açúcar para produção de etanol caiu 20% em relação a 2019.

Este ano, o setor privilegiou o açúcar em razão dos preços mais favoráveis em reais em meio a uma disparada do dólar. O presidente da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda Filho. “Neste ano, a retração do consumo de combustíveis e as condições mais atrativas no mercado internacional do açúcar fez com que o perfil de produção no Estado se reajustasse”, explicou.

Entretanto, a maior parte da safra do estado ainda é destinada ao combustível, que “absorve cerca de 70% da cana produzida”, conforme o presidente da Biosul.

Conforme Hollanda, foram dois fatores que contribuíram para a redução da produção do etanol em MS. “No início da pandemia, houve redução de consumo muito grande. Além disso, a guerra comercial derrubou o preço do barril do [fazendo a gasolina ficar mais competitiva]”, esclarece.

Por outro lado, nos últimos dois meses o aumento do preço da gasolina fez com que o etanol voltasse a se tornar competitivo. “Hoje, a gente vê que o etanol está voltando à normalidade. Ano passado, a gente tinha produzido muito etanol”, ressalta Hollanda.

cana-de-açúcar
MS tem 18 usinas sucroenergéticas. (Foto: Divulgação)

Atualmente, todas as 18 unidades sucroenergéticas em operação no Estado produzem etanol, dessas dez são produtoras de açúcar.

Moagem da cana

A safra de cana-de-açúcar somou 32,3 milhões de toneladas até 15 de setembro de 2020 em Mato Grosso do Sul, quantidade 8% menor comparada ao mesmo período da temporada anterior. A qualidade da matéria-prima, no entanto, aumentou em 5%.

Segundo o presidente da Biosul, isso significa que, na prática, tem mais açúcar por tonelada de cana. “Essa qualidade equilibrou a redução da produção”, pontuou.

Geração de emprego

Apesar da safra menor, as indústrias produtoras de açúcar e etanol foram responsáveis por 866 novos empregos em Mato Grosso do Sul. Desse total, a produção de açúcar foi responsável pela contratação de 629 novos colaboradores, enquanto a fabricação de etanol abriu 237 oportunidades.

O saldo corresponde a 16% do total de vagas formais criadas pelo setor industrial, o maior empregador do Estado, conforme aponta a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

O setor sucroenergético é responsável por mais de 30 mil empregos diretos no Estado (Rais/CAGED/Biosul).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)