Pular para o conteúdo
Economia

Mulheres empreendedoras se reinventam e mudam perfil de empresas em MS

Número de mulheres empreendedoras está crescendo e elas destacam a importância do papel da mulher na liderança de empresas em MS.
Arquivo -

Nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Empreendedorismo Feminino. Em Mato Grosso do Sul, elas já estão à frente de 42% dos empreendimentos e essa presença tem mudado o perfil das empresas.

É o caso das irmãs Luciana Reis França e da irmã Carol Reis França, que assumiram em 2011 a Imprensa Gráfica que até então era comandada pelo pai. “A mudança é nos detalhes. O atendimento melhorou, o contato com os clientes é diferente, pois a gente conversa mais, escuta mais o cliente”, diz Luciana.

As duas deixaram os empregos que tinham para se tornar empreendedoras. Carol trabalhava como bancária e Luciana era zootecnista no Mato Grosso. “Nós viemos e meu pai pediu para tomarmos uma decisão”, lembra a empresária.

Assim, o toque feminino fez diferença e ajudou a empresa a crescer e enfrentar a crise econômica provocada pela do . “Por ser um negócio familiar, os pedidos entravam e eram executados. Quando entramos [ela e a irmã], a gente tenta contabilizar, executar e entregar dentro de um prazo legal. Temos mais funcionários. O diferencial são os detalhes e a padronização na seção de qualidade”, destaca Luciana.

Multitarefas

A capacidade de exercer multitarefas e de se reinventar também fazem parte do perfil feminino. Pesquisa do mostra que 70,8% das mulheres empreendedoras são casadas ou têm união estável e que 80,6% delas têm filhos.

A empresária Franciele Rosalen Eves, proprietária da Evesbox assessoria esportiva, destaca o papel da mulher nos negócios. “Somos capazes de nos desdobrarmos com todas as tarefas em casa, na empresa, sendo mães e empresárias”.

Ela toca os negócios com o marido e tem um filho de 4 anos, mas tudo começou antes de formar a família. “Minha vida empreendedora iniciou desde pequena ao ver meus pais trabalhando e tendo uma produtora de vídeo. Logo, minha mãe me colocou em cursos de teclado e piano e, com 15 anos, eu tinha minha primeira turma, já tinha renda”, lembra.

Hoje, as experiências que vivenciou desde pequena a ajudaram na formação do negócio, que precisou se reinventar durante a pandemia. “Na pandemia, nos antecipamos e conseguimos vender o ponto onde tínhamos uma academia. Então, começamos a alugar os equipamentos para as pessoas treinarem em casa, que ajudou na renda. Hoje, a empresa está online e tem personal dando aulas ao vivo para todo o ”, pontuou.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Funcional • Hiit • Pilates (@evesbox.garagym)

 

Perfil

Então, uma pesquisa inédita do Sebrae mostrou a diferença de gestão entre negócios comandados por mulheres e homens durante a pandemia. Então, esses dados nos ajudam a traçar um perfil das diferenças entre empresas com lideranças femininas.

Por exemplo, elas ficaram mais preocupadas com os funcionários e demitiram 3% menos que os homens. Mas, precisaram fazer mais acordos de redução de salário e jornada.

mulheres empreendedoras

Por outro lado, elas mostram um perfil arrojado, com 58% das mulheres revelando a intenção de investir em seus empreendimentos no pós-pandemia, enquanto que entre os homens o percentual ficou em 56%.

E elas também estão mais antenadas. Portanto, as mulheres inovaram e 39% delas intensificaram meios de divulgação em plataformas online. Entre os homens, o número ficou em 22%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Prefeitura de Antônio João pavimentará acesso ao assentamento Bagagem (PMAJ, Divulgação)

Acesso ao Assentamento Bagagem custará R$ 2 milhões à Prefeitura de Antônio João

Número de mulheres no mercado de trabalho de MS dobra, mas ainda ganham menos

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Mais de 5 mil doses foram aplicadas durante o ‘Dia D’ da vacinação contra a gripe na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Campo Grande enfrenta surto de doenças ligadas aos sistema respiratório com histórico originado a partir da gripe

Polícia

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

Suspeita é que vítima não usava cinto de segurança no momento do acidente

Brasil

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics

Esportes

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Jogo fez parte da 36ª rodada do Campeonato Inglês