A produção de etanol da safra 2020/2021 totalizou 2,5 bilhões de litros em . O número é 17% menor comparado ao ciclo anterior, segundo dados da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

Uma das causas da queda é a redução de 2,5% na moagem da cana-de-açúcar. Conforme a Biosul, de 1º de abril a 15 de novembro a moagem da commodity somou 42 milhões de toneladas.

Por outro lado, houve melhora na qualidade do produto colhido, que pode ser verificado pela concentração de Açúcares Totais Recuperáveis, que atingiu 141,68 kg. O número representa melhora de 3,3% da matéria-prima com relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar do etanol ainda representar 71% da produção, houve aumento de 126% na produção de açúcar. Para a Biosul, a mudança na destinação da matéria-prima se deve às demandas da indústria.

etanol
Moagem da cana-de-açúcar teve queda de 2,5% na safra 2020/2021. (Foto: Biosul)

Entresafra

Apesar da menor incidência de chuvas no Estado favorecer o ritmo da nas lavouras, os fatores climáticos requerem atenção dos produtores para a reta final do ciclo que segue até 31 de março de 2021.

“Monitoramos as previsões do clima para cada quinzena, assim como a influência de fenômenos como a La Niña que deve se acentuar entre dezembro e janeiro, segundo institutos de , e pode impedir ou reduzir a ocorrência de chuvas no Estado, o que pode comprometer o crescimento da cana a ser colhida na próxima safra”, afirma Hollanda.