Pular para o conteúdo
Economia

MS perdeu 3,4 mil postos de trabalho desde o início da pandemia, aponta Caged

A chegada da pandemia do coronavírus em março quebrou a tendência de alta na geração de empregos em Mato Grosso do Sul e deixa saldo negativo de 3.408 postos de trabalho desativados. Conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, desde que o mercado de trabalho foi abalado pelos […]
Arquivo -

A chegada da pandemia do coronavírus em março quebrou a tendência de alta na geração de empregos em e deixa saldo negativo de 3.408 postos de trabalho desativados.

Conforme dados do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, desde que o foi abalado pelos reflexos da chegada do vírus, MS perdeu 10.334 vagas de trabalho formal somente nos meses de abril e maio.

O cadastro mostra que o estado havia registrado duas altas no começo do ano: janeiro (+1.829 vagas) e fevereiro (+6.037). Porém, o mês de março que já apresentava tendência de continuar o bom momento na geração de empregos acabou ‘perdendo a força’ e fechou com a criação de 24 vagas de trabalho.

Após esse período, o mercado de trabalho iniciou recuperação, com a geração de 6.926 empregos. Porém, ainda não foi suficiente para repor as vagas perdidas durante a pandemia. O mês de junho já registrou a criação de 1.164 vagas. Em julho, o número foi de 3.126 e em agosto a alta foi menor, de 2.612.

Impactos

Os setores que mais sofreram com as restrições na circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos foram o comércio e serviços. Juntos, perderam 4.728 vagas formais de trabalho no período.

Também registraram saldo negativo os segmentos da agropecuária (-311) e Construção (-184).

Por outro lado, a indústria conseguiu recuperar as perdas na pandemia e registrou a criação de 1.791 novos empregos formais, o que ajudou a balancear o saldo do estado.

Balança

Apesar da pandemia desequilibrar a balança do mercado de trabalho, Mato Grosso do Sul continua com saldo positivo se analisado o acumulado no ano. De janeiro a agosto, foram criados 4.458 novos empregos formais. Conforme os dados, o estoque de empregos atual é de 519.463 postos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Últimas Notícias

Mundo

Índia e Paquistão escalam conflito e passam a bombardear alvos militares

Governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa

Famosos

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado