Mato Grosso do Sul registrou a criação de 5.602 novos empregos formais em novembro, conforme dados do (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Ministério da Economia.

O resultado é o melhor desde o início da , ficando atrás apenas de fevereiro, que registrou 5.915 empregos formais criados. Assim, o acumulado do ano está em 16.511 novas . Como reflexo da pandemia do coronavírus, MS teve resultado negativo em apenas três meses, ou seja, houve mais demissões que contratações.

Em março o saldo ficou negativo em 230, em abril o número negativo chegou a 7.971 e foi para 2.722 em maio. Após esses três meses, o saldo de contratações registra uma sequência de 6 altas seguidas.

Desempenho de cada setor

O bom desempenho se deve, principalmente, às contratações do comércio, já visando as vendas de fim de ano. O setor foi responsável pela criação de 2.493 novos postos de trabalho. Os destaques são para supermercados, que fecharam novembro com balanço positivo de 404 novos empregos formais e para lojas de roupa e acessórios, que abriram 390 novos postos de trabalho.

Na sequência aparece o setor de serviços, que responde pelo maior número de trabalhadores. Foram 1.950 empregos criados no setor, com destaque para serviços administrativos e de vigilância.

A continua em ritmo de crescimento e registrou a criação de 1.068 novos empregos formais. A construção aumentou o estoque de empregos apenas em 166 novas vagas e a perdeu 75 postos de trabalho no mês.