Pular para o conteúdo
Economia

Mato Grosso do Sul tem 20 mil novos desempregados em maio, indica IBGE

Número é referente a pessoas que perderam suas ocupações nos meses de abril e maio no Estado. Pesquisa foi divulgada pelo IBGE.
Arquivo -

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica que 20 mil pessoas perderam suas ocupações nos meses de abril e maio em Mato Grosso do Sul.

Conforme a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em maio, foi verificada taxa de desocupação de 9,7%, enquanto que em março o índice estava em 7,6%.

Logo, o aumento considerável é percebido justamente nos meses em que os efeitos da começaram a surtir efeito na economia sul-mato-grossense. Assim, o distanciamento social e fechamento de comércio e prestação de serviço para conter o avanço da doença foram decisivos para o resultado.

Apesar do número ter aumentado, em percentual da população que está desempregada, Mato Grosso do Sul ocupa a 19ª posição no país, dentre os 27 estados (incluindo ). A média no Brasil ficou em 10,7% no período.

Já o nível de ocupação, ou seja, pessoas que estão trabalhando e gerando renda, seja com carteira assinada ou informal, ficou em 55,1% no Estado, o quinto maior índice do país. O IBGE considerou que 2,1 milhões de moradores que estão na idade para trabalhar – acima dos 14 anos – 1,2 milhão estavam trabalhando.

Reflexos

Outro ponto levantado pelos pesquisadores foram as pessoas que, mesmo querendo, não procuraram emprego. Seja para manter o isolamento social e pela falta de trabalho na região por causa da pandemia do .

Em todo o MS, o IBGE identificou 124 mil pessoas nessa situação. O número corresponde a 14,9% do total que está fora do mercado de trabalho no Estado – que somam 835 mil.

A pesquisa também mostra que, em MS, 97 mil pessoas foram afastadas de seu trabalho por causa do distanciamento social. Ou seja, 8,2% da população ocupada no estado precisou ficar em casa durante o mês de maio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued