Mato Grosso do Sul tem 129 mil pessoas desempregadas em setembro, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A edição da Pnad Covid-19 informa que o número representa diminuição de 3,7% no número de trabalhadores em relação ao mês de agosto, quando eram 134 mil desocupados.

A pesquisa que mede o impacto da pandemia no mercado de trabalho mostra que em maio eram 127 mil desocupados. Porém, o número saltou para 155 mil em junho – o recorde da série. Após isso, caiu para 134 mil em julho.

Por outro lado, o número de pessoas ocupadas em MS subiu 1,189 milhão em maio para 1,219 milhão em setembro. De forma mais detalhada, houve acréscimo de 30 mil pessoas exercendo alguma atividade econômica no Estado. Somente de agosto para setembro houve acréscimo de 18 mil pessoas.

Também, houve redução no número de pessoas fora da força de trabalho, que passou de 820 mil em agosto para 811 mil em setembro.

Conforme a pesquisa do IBGE, 6,6 mil pessoas em MS deixaram de procurar emprego por conta da pandemia ou por falta de trabalho no local onde moram.

Trabalho remoto

Com a redução no número de casos de coronavírus e aumento de flexibilizações de serviços, houve queda acentuada nos trabalhadores que estão afastados. Enquanto que eram 146 mil em maio, o número caiu para 69 mil em setembro.

Informalidade

Um dos grupos que mais sofreu consequências da provocada pela pandemia do coronavírus foram os trabalhadores informais. A Pnad Covid-19 mostra que de maio a setembro houve aumento no número de pessoas na informalidade. Enquanto que em maio eram 387 mil, em setembro subiu para 393 mil.

Auxílio Emergencial

A proporção de domicílios do estado que receberam algum relacionado à pandemia passou de 41% em agosto para 40,6% em setembro. Então, entre as Unidades da Federação, MS tem o 7o menor percentual de pessoas que recebem algum auxílio relacionado à pandemia.