Pular para o conteúdo
Economia

Juros fecham em alta com risco fiscal estimulando realização de lucros nas taxas

Os juros futuro fecharam a terça-feira em alta. O alívio da curva, em meio à aparente pacificação entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durou somente até o começo da tarde, quando então as taxas inverteram a queda e passaram a segunda etapa com avanço de mais […]
Arquivo -

Os juros futuro fecharam a terça-feira em alta. O alívio da curva, em meio à aparente pacificação entre o ministro da Economia, , e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durou somente até o começo da tarde, quando então as taxas inverteram a queda e passaram a segunda etapa com avanço de mais de 15 pontos-base nos principais contratos.

Um conjunto de sinais vindo de desencadeou um movimento de realização de lucros que recolocou na curva boa parte dos prêmios queimados ontem. Entre eles, um possível adiamento da definição sobre o programa Renda Brasil para depois das eleições municipais por decisão do presidente Jair Bolsonaro. Para piorar, a poucos minutos do fim da sessão regular, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não somente rejeitou a proposta dos democratas em relação ao pacote fiscal como também instruiu os a pararem de negociar até a eleição presidencial de 3 de novembro.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 fechou em 3,35%, de 3,234% ontem no ajuste e a do DI para janeiro de 2023 encerrou em 4,82%, de 4,675% ontem. A do DI para janeiro de 2025 fechou em 6,66%, de 6,514% ontem no ajuste. O DI para janeiro de 2027 encerrou com taxa de 7,55%, ante 7,444% ontem no ajuste.

“O mercado se excedeu no otimismo com Maia e Guedes fazendo as pazes e achou que tudo tinha voltado ao normal. Mas a verdade é que o Tesouro continua precisando tomar um caminhão de dinheiro nos leilões”, disse um gestor para quem atualmente os juros são o pior ativo para investir. “O dólar sofre menos porque é crescente a ideia de que o BC vai ter de voltar a subir a Selic no curto prazo”, completou.

Um dos motivos para o mercado “voltar à realidade” à tarde teria sido a notícia, divulgada pelo colunista da GloboNews Valdo Cruz, de que Bolsonaro teria dito a interlocutores que avalia deixar a definição sobre o para o Renda Cidadã para depois das eleições municipais. Com isso, segundo o colunista, o presidente evitaria gerar notícias negativas para seus candidatos e aliados no pleito.

De maneira geral, o mundo da política trouxe hoje várias notícias que reforçaram a percepção de que pouca coisa deve andar em termos da pauta fiscal e de reformas nas próximas semanas, contribuindo para a redução das posições vendidas. A começar pelo adiamento da entrega do relatório sobre o Renda Cidadã, prevista para amanhã. O senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou que a proposta deve ser entregue apenas na semana que vem. Além disso, a análise de vetos do presidente no Congresso ficou para o dia 4 de novembro, entre eles o da desoneração da folha salarial e do novo marco do saneamento básico. Por fim, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), cancelou pela segunda vez a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO), marcada para hoje.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
câmara projetos salário

Câmara de Campo Grande decreta ponto facultativo na sexta e terá semana mais curta

Em comunicado, líderes do G7 dizem que o Irã nunca poderá ter armas nucleares

Sucuri? Corpo de desaparecido durante pescaria foi encontrado a 3 metros de profundidade

Alems vota ‘Festival Internacional da Carne’ e mais 3 projetos do Executivo nesta terça-feira

Notícias mais lidas agora

Juiz suspende delação e coloca em xeque investigação sobre corrupção em Sidrolândia

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Câmara de Dourados aprova aluguel social para famílias afetadas por obras do Minha Casa, Minha Vida

Últimas Notícias

Cotidiano

Após áudio indicar que pescador teria sido levado por sucuri em MS, especialista esclarece comportamentos da espécie

A informação sobre a sucuri, compartilhada por colegas da vítima, gerou estranheza, espanto e curiosidade em MS

MidiaMAIS

Santuário Perpétuo Socorro tem programação especial de Festa da Padroeira a partir do dia 20

Evento se estenderá por dez dias em Campo Grande. Confira a programação completa

Cotidiano

Estuda na UEMS? Está aberta seleção para 55 bolsas de R$ 700

O benefício tem duração de um ano e é destinado exclusivamente a discentes de graduação

Transparência

Juiz suspende delação e coloca em xeque investigação sobre corrupção em Sidrolândia

Ex-chefe de compras do município revelou detalhes de como grupo chefiado por Claudinho Serra (PSDB) agia