Pular para o conteúdo
Economia

Juros fecham em alta com risco fiscal estimulando realização de lucros nas taxas

Os juros futuro fecharam a terça-feira em alta. O alívio da curva, em meio à aparente pacificação entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durou somente até o começo da tarde, quando então as taxas inverteram a queda e passaram a segunda etapa com avanço de mais […]
Arquivo -

Os juros futuro fecharam a terça-feira em alta. O alívio da curva, em meio à aparente pacificação entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durou somente até o começo da tarde, quando então as taxas inverteram a queda e passaram a segunda etapa com avanço de mais de 15 pontos-base nos principais contratos.

Um conjunto de sinais vindo de desencadeou um movimento de realização de lucros que recolocou na curva boa parte dos prêmios queimados ontem. Entre eles, um possível adiamento da definição sobre o programa Renda Brasil para depois das eleições municipais por decisão do presidente Jair Bolsonaro. Para piorar, a poucos minutos do fim da sessão regular, o presidente dos , Donald Trump, disse que não somente rejeitou a proposta dos democratas em relação ao pacote fiscal como também instruiu os republicanos a pararem de negociar até a eleição presidencial de 3 de novembro.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 fechou em 3,35%, de 3,234% ontem no ajuste e a do DI para janeiro de 2023 encerrou em 4,82%, de 4,675% ontem. A do DI para janeiro de 2025 fechou em 6,66%, de 6,514% ontem no ajuste. O DI para janeiro de 2027 encerrou com taxa de 7,55%, ante 7,444% ontem no ajuste.

“O mercado se excedeu no otimismo com Maia e Guedes fazendo as pazes e achou que tudo tinha voltado ao normal. Mas a verdade é que o Tesouro continua precisando tomar um caminhão de dinheiro nos leilões”, disse um gestor para quem atualmente os juros são o pior ativo para investir. “O dólar sofre menos porque é crescente a ideia de que o BC vai ter de voltar a subir a no curto prazo”, completou.

Um dos motivos para o mercado “voltar à realidade” à tarde teria sido a notícia, divulgada pelo colunista da GloboNews Valdo Cruz, de que Bolsonaro teria dito a interlocutores que avalia deixar a definição sobre o financiamento para o Renda Cidadã para depois das eleições municipais. Com isso, segundo o colunista, o presidente evitaria gerar notícias negativas para seus candidatos e aliados no pleito.

De maneira geral, o mundo da política trouxe hoje várias notícias que reforçaram a percepção de que pouca coisa deve andar em termos da pauta fiscal e de reformas nas próximas semanas, contribuindo para a redução das posições vendidas. A começar pelo adiamento da entrega do relatório sobre o Renda Cidadã, prevista para amanhã. O senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou que a proposta deve ser entregue apenas na semana que vem. Além disso, a análise de vetos do presidente no Congresso ficou para o dia 4 de novembro, entre eles o da desoneração da folha salarial e do novo marco do . Por fim, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), cancelou pela segunda vez a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO), marcada para hoje.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Cotidiano

Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

As equipes estarão nos bairros Jardim Veraneio, Novos Estados e Nova Lima, das 16h às 22h.

Política

Bolsonaro pode ser preso? Veja ex-presidentes que tiveram liberdade restrita pela Justiça

Alvo da PF nesta sexta-feira, ex-presidente está sob restrições impostas pela Justiça

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Tatuagem no antebraço entregou que homem rústico do interior é o cantor de música pop

Política

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Há possibilidade da ministra disputar uma cadeira no Congresso Nacional por São Paulo