Pular para o conteúdo
Economia

Entidades oferecem orientações de biossegurança contra o coronavírus a empresários

Desde que o assunto “coronavírus” foi definitivamente incorporado ao cotidiano dos sul-mato-grossenses, em março deste ano, esforços visando a ajudar a sociedade aprender a conviver –ou melhor, evitar– a nova doença vieram de diferentes locais. E, entre todos os setores, a atividade empresarial mereceu atenção redobrada para se garantir a sobrevivência dos negócios e a […]
Arquivo -

Desde que o assunto “” foi definitivamente incorporado ao cotidiano dos sul-mato-grossenses, em março deste ano, esforços visando a ajudar a sociedade aprender a conviver –ou melhor, evitar– a nova doença vieram de diferentes locais. E, entre todos os setores, a atividade empresarial mereceu atenção redobrada para se garantir a sobrevivência dos negócios e a segurança dos clientes.

A Prefeitura de e a CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas da Capital), por exemplo, buscaram estratégias para oferecerem aos setores de comércios e serviços informações sobre a biossegurança para o bom funcionamento dos estabelecimentos, sem o risco de se transformarem em focos de contaminação da Covid-19. Entre elas está o oferecimento de cursos gratuitos e materiais de conscientização.

“Estamos certos que este é o caminho para que esta nova realidade que estamos vivemos passe com maior tranquilidade, uma vez que, fazendo o curso, todos estarão bem informados, tendo o conhecimento necessário para a sua própria segurança e a segurança dos demais, quanto aos cuidados necessários para evitar a Covid-19”, afirmou Adelaido Vila, presidente da CDL-CG, em nota na qual a entidade divulgou um curso online de biossegurança oferecido gratuitamente em parceria com a prefeitura e ministrado por um instituto conveniado.

“Quanto maior o número de pessoas qualificadas, tornando-se multiplicadores em suas famílias e em seus grupos de amigos, maior será a proteção de todos nós. Além disso, teremos uma maior conscientização da população e ampliação dos cuidados em nossos estabelecimentos, garantindo ainda mais a segurança dos nos clientes”, prosseguiu Adelaido. O treinamento é indicado para diversas áreas de negócio –é necessário cadastro e instalar um aplicativo no smartphone.

Medidas semelhantes foram compiladas pelo -MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso do Sul), que no espaço de seu site reservado para oferecer consultorias gratuitas a empresas passou a fornecer, também, treinamentos de biossegurança para alguns setores.

As áreas de Finanças, E-commerce, Marketing Digital, Gastronomia e de Beleza e Estética foram as primeiras a receberem as informações específicas.

“Nosso foco é ajudar o empresário a enfrentar as dificuldades do cenário atual e implantar ações para sua empresa chegar mais longe. Por isso, disponibilizamos consultorias para as áreas mais relevantes neste momento. São as empresas que empregam e geram renda, por isso a importância de ajudarmos com orientação os empresários da nossa região, de forma totalmente gratuita”, informou o diretor do Senac-MS, Vitor Mello.

A consultoria do Senac é gratuita, com atendimento realizado por consultores capacitados e atuantes no mercado, sempre de forma online. Ao solicitar o apoio, o responsável pela empresa deve ter disponibilidade para atender ao consultor, informando os dados que sejam considerados necessários para o desenvolvimento das atividades.

Informações compiladas

Empresários também podem obter na manuais e outros materiais de biossegurança contra o coronavírus desenvolvido por instituições de pesquisa e ensino. O campus do Araguaia da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por exemplo, desenvolveu um material focado nos comércios, com respostas sobre questões de transmissão, higiene e prevenção; além de cuidados específicos para diferentes setores.

“Observamos que as empresas, os comerciantes e os clientes adotam procedimentos incorretos, incompletos, ou ineficazes. Então, fizemos este material para ensinar medidas práticas de biossegurança e para evitar a transmissão da doença”, explicou o professor Carlos Ferrari, do ICBS (Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde), em nota divulgada na sexta-feira apresentando o material.

Responsável pela normatização nacional das questões relativas à Covid-19, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também reúne em seu portal a relação de regulamentos para setores que respondem diretamente a ela.

A agência também elaborou um painel citando os produtos irregulares usados no enfrentamento à pandemia. http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus/fiscalizacao

Da mesma forma, o Governo do Estado reuniu em um portal específico todas as leis que tratam da questão da Covid-19, não apenas para atividades econômicas. O mesmo pode ser identificado nos sites de prefeituras municipais (caso do site de Transparência Covid-19, da Prefeitura de Campo Grande)e associações de classe –para o empresariado, a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) reuniu em um portal a lista de decretos em vigor com ações de enfrentamento à Covid-19 a serem seguidas pelos empresários.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção quebra tabu de 60 anos e volta a ter técnico estrangeiro; veja quem foram os outros

Com redução de 32%, MS está entre os estados que menos registrou homicídios contra mulheres em 2023

IFMS abre vaga para professor substituto no Campus de Ponta Porã

Policiais quebram câmera de segurança após espancar homem no Ceará

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Grupo criminoso de São Paulo que furtou apartamento de luxo em Campo Grande é alvo de operação

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

oitiva reclamações cpi

Frota velha do Consórcio Guaicurus afeta principalmente três regiões de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Última higienização dos ônibus do Consórcio aconteceu há três meses, diz fiscal aposentado

Fiscal ouvido na CPI disse que frota velha traz aumento de problemas e custo

Transparência

Justiça enterra ação e livra ex-diretor do Detran-MS de contratações irregulares

MPMS não recorreu da sentença

Economia

Regularização de imóveis rurais na faixa de fronteira será tema de palestra na EXPOAGRO 2025

Como parte da programação do 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será realizada na próxima terça-feira (13), às 14h, uma palestra essencial para produtores rurais da região de fronteira.Com o tema “Ratificação de Imóveis Rurais na Faixa de … Continued

Polícia

Homem é preso como suspeito de envolvimento na morte de vítima encontrada carbonizada em MS

O corpo da vítima foi encontrado carbonizado em uma área de mata na região da Favelinha