Pular para o conteúdo
Economia

Em Campo Grande, 6 em cada 10 famílias estão endividadas; cartão é maior vilão

Pesquisa da Fecomércio revela que número de famílias endividadas atinge maior patamar dos últimos 12 meses em Campo Grande.
Arquivo -

O total de famílias endividadas em Campo Grande tem alta e atinge maior patamar em um ano. É o que indica pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22) pela -MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul).

De acordo com os dados, são 190.61 famílias que possuem dívidas na Capital, sendo que 103.825 estão com pelo menos alguma conta em atraso. Dentre os entrevistados pelos pesquisadores, 61% afirmaram estar com dívidas.

A pesquisa sobre famílias endividadas revela, ainda, que 57,8% têm dívidas com o cartão de crédito. O segundo tipo de dívida mais comum são os carnês de lojas (29,1%), seguido por de casa (14,9%), financiamento de carro (14,1%) e crédito pessoal (9,9%).

Diferença entre classes sociais

Dentre os entrevistados que pertencem às classes C, D e E (com rendimento mensal inferior a 10 salários mínimos), 37,1% declararam estar mais ou menos ou muito endividado. Já para os integrantes das classes A e B apenas 13,1% têm essa percepção.

O tipo de dívida também muda conforme o rendimento familiar. Dentre as classes C, D e E, as dívidas com cartão de crédito chegam a 57,8%, enquanto que para as classes A e B esse tipo de dívida representa menos de 50%.

Outra diferença são os carnês. Enquanto que para os que se enquadram nas classes com menor poder aquisitivo o endividamento por carnê de prestação corresponde a 31,3%, para os mais ricos representa 18,4%.

Porém, para o grupo A e B, dívidas com financiamento de carro e casa representam uma fatia maior se comparado aos grupos C, D e E. Para o primeiro, esse tipo de conta é de 73,5%, enquanto que para o segundo é de apenas 20,4%

As dívidas que estão em atraso também são diferentes para as classes. Entre aqueles com rendimento mensal superior a 10 salários mínimos, apenas 20,4% declararam ter atraso nas contas, já entre os que tem rendimento inferior a esse valor o número sobe para 61,1%.

Análise

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias, avalia o cenário diante das incertezas da . “Apesar disso, nos últimos dias percebemos resultados menos piores, na comparação, ao mês de abril, por exemplo. Apesar do aumento do número de endividados e daqueles que estão com contas em atraso, ainda sim temos indicadores com resultados menos negativos”, explicou.

Pesquisa

Participaram 500 famílias campo-grandenses da pesquisa, realizada nos últimos dez dias do mês de maio. O intervalo de confiança é de 95%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: homem é flagrado andando pelado na rua

VÍDEO: Hugo aciona Polícia Legislativa após confusão no plenário da Câmara

Brasileiro é executado a tiros de fuzil e jovem fica ferido na fronteira

Palestra com 800 trabalhadores aborda enfrentamento à violência contra mulheres

Notícias mais lidas agora

Início do tarifaço impacta carne de MS, mas ‘livra’ outros dois principais produtos

Ex-servidora ré por direcionar licitação a Patrola alega ‘erro de julgamento’

denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Motiva lucra R$ 480 milhões na BR-163 em MS após vencer leilão no 2º trimestre

São Paulo perde todos os pênaltis e é eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico-PR

Últimas Notícias

Política

Após obstrução de Plenário, Hugo Motta abre sessão e pede respeito

Motta criticou a ação dos deputados e disse que as manifestações têm que obedecer o regimento da Casa

Cotidiano

Tribunal delibera remoção e promoção de juízes em MS

Colegiado votou e aprovou concurso de remoção e um de promoção

Esportes

Fluminense empata com o Internacional e se classifica às quartas da Copa do Brasil

Cada time que chegou às quartas de final já garantiu mais R$ 4,74 milhões

Esportes

Corinthians se vale de nervosismo do Palmeiras, ganha dérbi de novo e avança na Copa do Brasil

O triunfo tranquilo no Allianz Parque garantiu a equipe alvinegra nas quartas de final