O FCO (Fundo Constitucional de do Centro-Oeste) deve ter início na primeira semana de janeiro de 2020. Neste ano, estão previstos R$ 2 bilhões. O CMN (Conselho Monetário Nacional) manteve os valores vigentes para a composição da taxa de juros e a decisão é positiva para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

As taxas de juros que geralmente são aplicadas pelo FCO passaram por remodelação no final de 2017, o que gerou semelhanças às taxas atribuídas ao TLP (Taxa de Longo Prazo). Essa mudança impõe que o tipo de negócio realizado e em qual município será feito o investimento vai influenciar diretamente nas taxas de juros do FCO.

“Temos a expectativa de pequena redução na taxa de juros, mas não impactada pela remodelagem do setorial das atividades. Com orçamento de R$ 2 bilhões, a previsão é iniciar as operações do FCO no Estado na primeira semana de janeiro”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO, Secretário Jaime Verruck.

O Conselho Monetário manteve os anos vigentes para os financiamentos, sendo vinculados entre 2020 e 2023. A (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar) é responsável pela administração dos recursos do fundo em Mato Grosso do Sul.