O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira, 27, que o governo pode negociar a venda da Embraer para outra empresa, após a norte-americana Boeing desistir da compra. Bolsonaro destacou que a decisão cabe a ele, já que o tem a chamada golden share, que dá ao governo poder de veto em decisões estratégicas na empresa

“Estamos avaliando, tenho o golden share, é minha, eu assino, tá? Se o negócio realmente for desfeito, talvez recomece uma nova negociação com outra empresa”, disse Bolsonaro, ao sair do ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes.

No último sábado, a Boeing anunciou que encerrou as negociação para comprar a divisão de aviação comercial da Embraer. As empresas haviam anunciado o acordo de US$ 4,2 bilhões em julho de 2018 e o fim das conversas deixa a empresa brasileira em situação delicada.

A desistência acontece em meio à paralisação do setor aéreo em decorrência da pandemia da

Em resposta, a fabricante brasileira de aeronaves convocou investidores para uma teleconferência nesta segunda-feira.

Caso decidam judicializar o contrato com a Boeing, o litígio entre as empresas terá como palco a Justiça dos Estados Unidos, no distrito sul de Nova York, conforme as partes definiram no memorando de entendimentos.