Black Friday deve movimentar mais de R$ 200 milhões em MS, aponta pesquisa

Os consumidores sul-mato-grossenses devem gastar mais de R$ 200 milhões em compras na Black Friday, que este ano será realizada no dia 27 de novembro. Os dados são da pesquisa da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) divulgada nesta quinta-feira (19). Conforme os dados, 34% da população aproveitará a data para fazer […]

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Os consumidores sul-mato-grossenses devem gastar mais de R$ 200 milhões em compras na Black Friday, que este ano será realizada no dia 27 de novembro. Os dados são da pesquisa da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) divulgada nesta quinta-feira (19).

Conforme os dados, 34% da população aproveitará a data para fazer compras. Os produtos mais visados são os eletrodomésticos e eletrônicos, que são preferência de 51% dos entrevistados. Em seguida aparece roupas e calçados, com 37% e brinquedos, 16%.

A pesquisa mostra ainda que 48% dos entrevistados aproveitarão para fazer compras de fim de ano e outros 30% poderão utilizar o 13º durante a data. O gasto médio durante a Black Friday entre os consumidores do Estado será de R$ 956,74.

Sondagem junto aos empresários, aponta que a perspectiva é de que as pessoas gastarão menos com presentes e comemorações de final de ano, por isso, “a Black Friday será uma oportunidade para a compra de lembranças, com menor recurso”, acredita economista da Fecomércio, Daniela Dias.

Mesmo com a pandemia, o levantamento indica que 71% dos entrevistados pretende ir até a loja física para fazer as compras, que pode ser um bom indicativo para os comerciantes locais. Outros 25% afirmam que irão utilizar o comércio eletrônico e 2% vão pedir de lojas físicas, mas por canais digitais, sem precisar ir até o local.

Black Friday
Pesquisa mostra que 71% dos consumidores querem ir até a loja física para comprar. (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

Oportunidade

A analista-técnica do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, alerta para a importância de boas estratégias para captar o consumidor e também gerenciar o deslocamento de parte da movimentação de fim de ano para a Black Friday. “O cenário de movimentação é bastante relevante, com um ticket médio bastante elevado, com intenção de compras, especialmente, de bens duráveis, como eletroeletrônicos e móveis. E um ponto de atenção para os empresários é que esta é uma prévia das compras de fim de ano. Temos mais de 70% dos consumidores preferindo ir comprar na loja física e é um requisito importante que o empresário possa proporcionar atendimento individualizado ao consumidor, fazer a comunicação dos reais descontos nos produtos e aproveitar a data para garantir o faturamento de fim de ano, uma vez que quase metade pretendem comprar à vista”.

Foram aplicados 1723 questionários entre os dias de 29 de outubro a 13 de novembro nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Bonito, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

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