Pular para o conteúdo
Economia

Arraial na quarentena: festas adaptadas movimentam lojas de artigos juninos em Campo Grande

As tradicionais festas juninas de junho acabaram sendo canceladas devido a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, em Campo Grande. Com isso, os artigos das festas, como fogos de artifício e roupas, apostam as fichas nos moradores que devem realizar festa simbólica em casa para São João não ‘passar em branco’. O gerente de um […]
Arquivo -

As tradicionais festas juninas de junho acabaram sendo canceladas devido a pandemia da , o novo coronavírus, em . Com isso, os artigos das festas, como fogos de artifício e roupas, apostam as fichas nos moradores que devem realizar festa simbólica em casa para São João não ‘passar em branco’.

Arraial na quarentena: festas adaptadas movimentam lojas de artigos juninos em Campo Grande
Pedro | Foto: Leonardo de

O gerente de um loja do Centro da Capital, Pedro Magalhães, de 41 anos, disse que as vendas de junho cresceram até 5% em relação ao ano passado. O motivo, segundo ele, pode ser o planejamento simbólico dos arraiais em casa.

“Por incrível que pareça, estamos vendendo. Pode ser por festas juninas em casa ou por causa do , mas as pessoas estão comprando”, disse à reportagem.

Em uma outra loja na Afonso Pena, o gerente explica que o estoque deste ano já havia sido comprado em janeiro, antes da pandemia, então, foram colocadas à venda, mas não espera que a loja vá vender muito neste ano.

Arraial na quarentena: festas adaptadas movimentam lojas de artigos juninos em Campo Grande
Rodrigo | Foto: Leonardo de França

“Sempre compramos de 10 a 20% a mais de estoque do que em anos anteriores, normalmente compramos mais. Mas neste ano a loja teve uma regressão de 20% nas vendas”, disse Rodrigo da SIlva, de 35 anos.

A estratégia da loja é investir em artigos para casa e atrair que precisa sair de casa e dar ‘um pulinho’ no Centro. Assim como Barbarah Andrette, de 26 anos, que estava na loja comprando utensílios domésticos e aproveitou para comprar artigos juninos para o filho.

Barbarah explica que neste ano a família fará uma festa simbólica de São João em casa mesmo, sem aglomerações, só para manter a tradição junina, principalmente para o filho de 3 anos. “Vou colocar bandeirinhas em casa e vamos colocar os adereços juninos. Vai ter algumas comidas típicas também, algo caseiro e simbólico. Mais para a família de casa mesmo, sem aglomerações”, disse à reportagem.

Arraial na quarentena: festas adaptadas movimentam lojas de artigos juninos em Campo Grande
Barbarah | Foto: Leonardo de França

Pirotecnia em baixa

Quando falamos em festas juninas, também lembramos dos fogos de artifício. No entanto, sem as festas pela cidade abertas ao público, as lojas de pirotecnia amargam um baixo lucro nesta época do ano.

Proprietário de uma loja na Ernesto Geisel, Álvaro Gaspareto, de 48 anos, disse que as vendas caíram quase 70%. A loja tem vendido mais artigos para pessoas que moram na área rural, que compram esses produtos para espantar bichos com o barulho, explicou.

Arraial na quarentena: festas adaptadas movimentam lojas de artigos juninos em Campo Grande
Álvaro | Foto: Leonardo de França

“Não tem shows, não tem eventos, não tem aniversários. Estamos praticamente parados. A esperança é que os eventos possam ser liberados logo para que as vendas melhorem”, disse Álvaro.

Nesta época do ano, Álvaro também diz que a loja gerava empregos pois, devido a demanda, contratava até 12 pessoas temporariamente. Agora, ele mantém apenas uma pessoa fixa.

Segundo ele, o mês de junho está praticamente perdido, pois sem os eventos juninos, não há muito o que se vender. O empresário diz que se as vendas não melhorarem até outubro, a loja pode fechar as portas. “Se não voltar o movimento até outubro, vai ser complicado manter aberto”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Dez dias’: Trump dá ultimato sobre tarifas à Rússia

Polícia investiga confronto que terminou com pistoleiro ferido na fronteira

Senadores se preparam para conversar com políticos do partido de Trump: ‘Não é demérito Lula ligar’

Faixa de Gaza vive ‘fome generalizada’, com mortes iminentes, alertam especialistas

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

lula

Lula veta redução de pena para crime de lavagem de dinheiro

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Henrique e Juliano repostam presente de fã campo-grandense: ‘Em choque’

Dupla sertaneja recebeu desenho de fã, durante show em Campo Grande

Política

Acordo suspende construção de novos prédios na região do Parque dos Poderes

Verticalização do Parque dos Poderes poderia causar transtornos como morte de aves, enchentes e caos no trânsito

Transparência

Câmara de Campo Grande vai pagar meio milhão de reais por eventos solenes

Publicação foi assinada pelo presidente da Casa, Papy

Cotidiano

Um atrás do outro: caminhões passam e derrubam fios de internet na Joaquim Murtinho

Primeiro incidente aconteceu com caminhão-cegonha e, pouco depois, caminhão-baú também passou derrubando fios de internet