Pular para o conteúdo
Economia

Abertura oficial das fronteiras em MS ainda depende do aval de Bolsonaro

Apesar da inclusão de Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá no últimos protocolos já formalizados para a reabertura oficial das fronteiras com o Mato Grosso do Sul, no próximo dia 29, a decisão agora depende do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A informação é do diretor de Migração, Ángeles Arriola. Segundo Arriola, o caminho está […]
Arquivo -

Apesar da inclusão de Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá no últimos protocolos já formalizados para a reabertura oficial das fronteiras com o Mato Grosso do Sul, no próximo dia 29, a decisão agora depende do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. A informação é do diretor de Migração, Ángeles Arriola.

Segundo Arriola, o caminho está totalmente aberto mas inda terá que passar pelo aval do presidente brasileiro que está em “diálogo permanente”  com o presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez para acertar os detalhes e definir a data.

“Ele terão que combinar uma data, isso está acontecendo e é por isso que está ficando meio confuso, eles confundem que dia 28 ou 29 seria a reabertura, não, seria a conversa para a reabertura, nós como governo estamos dependendo das decisões do Brasil ”, comentou Arriola na tarde desta quinta-feira, durante entrevista.

O diretor de Migração do Paraguai também ressaltou que entre esses detalhes pendentes estão os horários de funcionamento e que cada cidade fronteiriça tem as suas particularidades.  Segundo ele, em Salto del Gauairá a abertura seria às 07h até às 18h.

Já no caso da cidade fronteiriça com Mato Grosso do Sul, o funcionamento seria a partir da 8h. “Pedro Juan é ainda mais particular, porque ele simplesmente divide uma rua, eles começam tarde, iriam começar às 8:00 então pediram para estender um pouco mais os tempos de entrada e volta, e tendo em conta que ambos estão na fase 4 eles iria se estender até as 21h em Pedro Juan ”, disse Arriola.

Entretanto, apesar da expectativa gerada pela reabertura das fronteiras, principalmente entre Pedro Caballero e , os entraves burocráticos não estão apenas nos horários. A situação ficou ainda mais confusa diante de um novo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (24).

Segundo a portaria assinada pelos ministros Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Eduardo Pazuello (Saúde), a proibição da entrada de estrangeiro ao Brasil, de qualquer nacionalidade, por rodovias ou outros meios terrestres e transportes aquaviários foi prorrogada por mais 30 dias.  A portaria anterior teria vigência até o próximo sábado (26).

Essa medida foi adotada para impedir a propagação do coronavírus através de pessoas que chegam do exterior, entretanto  os brasileiros não estão impedidos de sair do país e também não está proibida a entrada de estrangeiros por via aérea.

Uma conversa entre os presidentes dos dois países deve ocorrer nos próximos dias. Se houver acordo acordo entre Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benitez, essa portaria pode ser cancelada ou alterada.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia