Foi anunciada neste sábado (14) pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, a abertura do mercado egípcio para produtos lácteos brasileiros. O anúncio foi feito na primeira etapa da missão do Ministério da Agricultura ao .

A entrada de produtos do Brasil ao Oriente Médio é aguarda desde 2016 e, conforme o Ministério da Agricultura, poderá atingir um mercado de 100 milhões de consumidores.

“Essa é uma grande notícia que nós esperávamos. Foram muito rápidas as negociações e a partir do mês que vem o Brasil está pronto para exportar produtos lácteos para o . Mais uma vitória de abertura de mercados do Brasil para os países árabes”, afirmou Tereza Cristina.

Suspensão

As exportações de produtos lácteos do Brasil para o Egito estavam suspensas desde 2015. Em 2016, o Ministério da Agricultura pediu para que o Egito aprovasse o Certificado Sanitário Internacional, que é o primeiro pré-requisito para esse tipo de exportação. As negociações foram intensificadas nas últimas duas semanas.

Conforme o adido agrícola brasileiro no Egito, Cesar Teles, o potencial de negócios com a abertura é de cerca de US$ 8 bilhões.

“Esse novo mercado é de 100 milhões de consumidores, além dos países vizinhos, pois o Egito tem vários acordos de livre comércio. Vamos ter como competidores os produtores da e da Nova Zelândia, que já têm este mercado consolidado, mas de qualquer forma é uma oportunidade para o Brasil ganhar competitividade e ter um novo mercado para os seus produtos”, confirmou.