por Ana Paula Chuva

Em novembro, a produção de no Brasil recuou 1,89 por cento, comparado a outubro, e 1,1 por cento na comparação anual, de acordo com a Reuters. O volume produzido caiu para 2,567 milhões de barris por dia. No mês de outubro, a extração teria subiu 5,2% ante o mês de setembro, após quatro quedas consecutivas.

De acordo com as informações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, e Bicombustíveis), a queda se deu em meio as paradas para manutenção em plataformas operadas pela Petrobrás em importante campo do pré-sal e na Bacia de Campos.

Já a produção de gás natural do Brasil o teve queda de 4% em novembro, ante outubro e de 0,9% na comparação anual, para 112 milhões de metros cúbicos/dia, segundo nota da ANP.

Do montante de gás natural produzido, 59,651 milhões de m³/d foram disponibilizados ao mercado, 35,222 milhões de m³/d foram reinjetados nos campos, 13,265 milhões de m³/d foram consumidos pelas plataformas e 4,213 milhões de m³/d foram queimados.

No total, a produção de petróleo e gás no Brasil em novembro foi de 3,274 milhões de barris de óleo equivalente por dia, uma redução de 2,3 por cento em relação ao mês anterior.  A produção do pré-sal correspondeu a 55,5% do total produzido no Brasil.

“A queda se deve principalmente à realização de paradas para manutenção no FPSO Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá (Bacia de Santos), e nas plataformas P-18 e P-37, no campo de Marlim (Bacia de Campos)”, disse a ANP em nota.

Ainda segundo a ANP, a produção média de petróleo da Petrobras, como concessionária, em novembro, foi de aproximadamente 1,906 milhão de bpd.