Pular para o conteúdo
Economia

Para ampliar mercados, Tereza defende que produtos brasileiros agreguem valor

Agregar valor aos produtos para atender a demanda e ampliar mercados consumidores. É isso o que defende a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, conforme entrevista concedida nesta quarta-feira (25) no Encontro dos Ministros da Agricultura do Brics, realizado na cidade turística de Bonito até quinta-feira (26). Tereza avaliou ainda como tímidas as exportações do Brasil […]
Arquivo -
Tereza Cristina
Tereza Cristina

Agregar valor aos produtos para atender a demanda e ampliar mercados consumidores. É isso o que defende a ministra da , , conforme entrevista concedida nesta quarta-feira (25) no Encontro dos Ministros da Agricultura do Brics, realizado na cidade turística de até quinta-feira (26).

Tereza avaliou ainda como tímidas as exportações do Brasil e, consequentemente, também de Mato Grosso do Sul, já que ainda existem oportunidades diversas a serem exploradas. “Estamos acostumados a fazer soja, carne, um pouco de milho começando agora, algodão. Estamos acostumados apenas com as commodities”, destaca, acrescentando.

“Vimos o potencial de consumo no . Empresários que nos acompanharam na missão ficaram estarrecidos com o potencial que tem o Kuwait, por exemplo, para produtos de valor agregado do Brasil. Eles tem uma renda per capita de 40 mil dólares, pessoas estão acostumadas a consumir produtos de muita qualidade”, conclui.

Ela ainda acrescenta que o Brasil vai ter que começar a produzir e exportar não só commodities, mas também produtos que agreguem valor. Além disso, a ministra revela que ainda essa semana pode ser anunciado a reabertura do Kuwait para a carne bovina brasileiro.

“Até nas carnes podemos pensar em cortes especiais e não só no que fazemos hoje. Precisamos acompanhar a tendência do que o mundo quer. A gente vai lá e tem a oportunidade de saber o que as pessoas querem e não só o que a gente quer vender”, frisa Tereza.

Por fim, a chefe da pasta de Agricultura aponta que existem fundos de investimento no Oriente Médio interessados em operar no país, comprando empresas ou se associando a elas para produzir no Brasil. A partir disso, ela acredita que a Embrapa pode exercer papel fundamental.

“Vimos nos Emirados Árabes uma fazenda fantástica, toda indoor, por que lá faz 50ºC, existe uma dificuldade maior e custo maior. Aqui a Embrapa terá papel fundamental nesses processos com cooperação. Eles querem sentar e mostrar essa tecnologia, por exemplo, em como usar água salgada na irrigação no Nordeste. Em contrapartida vamos mandar 10 mil cabras para produção de carne e lei. Isso gera emprego, tecnologia e dinheiro”, diz Tereza.

A ministra ainda defendeu que a Embrapa busque recursos a partir de royalties para e adaptar aos cortes federais, anunciando ainda um estudo para modernizar a instituição no ponto de vista de capacidade de produção “como já fez no passado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista fica ferido após acidente na BR-163 em Rio Verde de Mato Grosso

Acidente aconteceu no km 672,8 e causou congestionamento na manhã deste sábado (26)

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros