Pular para o conteúdo
Economia

Para ampliar mercados, Tereza defende que produtos brasileiros agreguem valor

Agregar valor aos produtos para atender a demanda e ampliar mercados consumidores. É isso o que defende a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, conforme entrevista concedida nesta quarta-feira (25) no Encontro dos Ministros da Agricultura do Brics, realizado na cidade turística de Bonito até quinta-feira (26). Tereza avaliou ainda como tímidas as exportações do Brasil […]
Arquivo -
Tereza Cristina
Tereza Cristina

Agregar valor aos produtos para atender a demanda e ampliar mercados consumidores. É isso o que defende a ministra da Agricultura, , conforme entrevista concedida nesta quarta-feira (25) no Encontro dos Ministros da Agricultura do Brics, realizado na cidade turística de até quinta-feira (26).

Tereza avaliou ainda como tímidas as exportações do e, consequentemente, também de Mato Grosso do Sul, já que ainda existem oportunidades diversas a serem exploradas. “Estamos acostumados a fazer soja, carne, um pouco de começando agora, algodão. Estamos acostumados apenas com as commodities”, destaca, acrescentando.

“Vimos o potencial de consumo no . Empresários que nos acompanharam na missão ficaram estarrecidos com o potencial que tem o Kuwait, por exemplo, para produtos de valor agregado do Brasil. Eles tem uma renda per capita de 40 mil dólares, pessoas estão acostumadas a consumir produtos de muita qualidade”, conclui.

Ela ainda acrescenta que o Brasil vai ter que começar a produzir e exportar não só commodities, mas também produtos que agreguem valor. Além disso, a ministra revela que ainda essa semana pode ser anunciado a reabertura do Kuwait para a carne bovina brasileiro.

“Até nas carnes podemos pensar em cortes especiais e não só no que fazemos hoje. Precisamos acompanhar a tendência do que o mundo quer. A gente vai lá e tem a oportunidade de saber o que as pessoas querem e não só o que a gente quer vender”, frisa Tereza.

Por fim, a chefe da pasta de Agricultura aponta que existem fundos de investimento no Oriente Médio interessados em operar no país, comprando empresas ou se associando a elas para produzir no Brasil. A partir disso, ela acredita que a Embrapa pode exercer papel fundamental.

“Vimos nos Emirados Árabes uma fazenda fantástica, toda indoor, por que lá faz 50ºC, existe uma dificuldade maior e custo maior. Aqui a Embrapa terá papel fundamental nesses processos com cooperação. Eles querem sentar e mostrar essa tecnologia, por exemplo, em como usar água salgada na irrigação no Nordeste. Em contrapartida vamos mandar 10 mil cabras para produção de carne e lei. Isso gera emprego, tecnologia e dinheiro”, diz Tereza.

A ministra ainda defendeu que a Embrapa busque recursos a partir de royalties para e adaptar aos cortes federais, anunciando ainda um estudo para modernizar a instituição no ponto de vista de capacidade de produção “como já fez no passado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Separada de Belo, Gracyanne Barbosa revela que ainda mora com ex-sogra

Quebra-molas deve ser instalado em cruzamento onde ocorreu acidente com morte de motociclista no Los Angeles

Polícia prende terceiro envolvido em tentativa de homicídio após briga em festa no interior de MS

USF Universitário passa a funcionar até as 23h a partir desta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

‘Não está fazendo fiscalização’: vereadora critica atuação da Agereg e Agetran com o Consórcio Guaicurus

Últimas Notícias

Esportes

Santos só empata com Ceará no Allianz Parque e continua na zona de rebaixamento do Brasileirão

Permanece na 19ª e penúltima colocação

Cotidiano

Rompimento em adutora deixa metade de Dourados sem abastecimento de água

A previsão é de que o fornecimento seja normalizado por volta das 23h30.

Trânsito

VÍDEO: motoentregador é arremessado em grave acidente na Marechal Deodoro

Corpo de Bombeiros foi acionado ao local e ele foi encaminhado à Santa Casa

Brasil

Ação resgata 22 paraguaios em situação análoga à escravidão em fábrica

Criminosos envolvidos na fabricação clandestina de cigarros