Pular para o conteúdo
Economia

MS tem o melhor desempenho em 4 anos e registra 6,3 mil novas empresas em 2018

Mato Grosso do Sul teve em 2018 o melhor desempenho empresarial dos últimos quatro anos, com a abertura de 6.360 novas empresas registradas na Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). De acordo com relatório, a tendência de recuperação econômica […]
Arquivo -
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)

Mato Grosso do Sul teve em 2018 o melhor desempenho empresarial dos últimos quatro anos, com a abertura de 6.360 novas empresas registradas na (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

De acordo com relatório, a tendência de recuperação econômica do Estado após crise financeira de 2015 e 2016 ajudou nos números. “A abertura de empresa tem ligação direta na confiança do empresário de que seu negócio dará certo. Ninguém vai investir seu dinheiro que estava seguramente guardado se não tem a certeza de que vai ganhar mais com isso”, avalia o presidente da Jucems, Augusto Cesar Ferreira de Castro.

Em 2015, ano em que a economia brasileira entrou oficialmente em crise com retração de 3,5% no PIB (Produto Interno Bruto), a Jucems registrou a abertura de 5.921 empresas, queda de 11,7% em relação ao ano anterior. Em Mato Grosso do Sul, porém, a retração do PIB estadual ficou em apenas 0,3%.

No ano seguinte, apesar da crise nacional da economia, a Jucems chegou a registra abertura de 5.750 novas empresas no Estado, queda de 2,88% no comparativo com os dados de 2015.

A partir de 2017, entretanto, a economia sul-mato-grossense começou a demonstrar sinais de recuperação. Levantamento do Banco Santander estima que naquele ano o PIB de Mato Grosso do Sul deve ter ficado em 2,4%, contra apenas 1% do Brasil. Os números oficiais, por Estado, ainda não saíram. No mesmo ano foram abertas 6.046 empresas no Estado e o movimento se consolidou com o desempenho do ano passado.

O relatório da Jucems aponta, ainda, que em dezembro do ano passado foram abertas 388 empresas, sendo a maioria (251) no setor de Serviços. Outras 126 no Comércio e 11 no setor de Indústria. aparece como endereço da metade das empresas abertas em dezembro passado, 194 no total, em segundo lugar está Dourados, com 31, seguida por Três Lagoas 16 e com 12.

Ainda em dezembro foram registradas a abertura de 114 filiais de empresas sediadas em Mato Grosso do Sul. Durante o ano todo o número de filiais abertas foi de 1.723, bastante elevado se comparado ao período anterior, 1.162. Isso acontece, conforme explicou Augusto Castro, devido à mudança de metodologia após a implantação da Jucems Digital, que permite saber quando uma filial é aberta mesmo fora do Estado, o que antes não acontecia. Só eram registradas as filiais abertas dentro do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime