teve em 2018 o melhor desempenho empresarial dos últimos quatro anos, com a abertura de 6.360 novas empresas registradas na (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

De acordo com relatório, a tendência de recuperação econômica do Estado após crise financeira de 2015 e 2016 ajudou nos números. “A abertura de empresa tem ligação direta na confiança do empresário de que seu negócio dará certo. Ninguém vai investir seu que estava seguramente guardado se não tem a certeza de que vai ganhar mais com isso”, avalia o presidente da Jucems, Augusto Cesar Ferreira de Castro.

Em 2015, ano em que a economia brasileira entrou oficialmente em crise com retração de 3,5% no PIB (Produto Interno Bruto), a Jucems registrou a abertura de 5.921 empresas, queda de 11,7% em relação ao ano anterior. Em Mato Grosso do Sul, porém, a retração do PIB estadual ficou em apenas 0,3%.

No ano seguinte, apesar da crise nacional da economia, a Jucems chegou a registra abertura de 5.750 novas empresas no Estado, queda de 2,88% no comparativo com os dados de 2015.

A partir de 2017, entretanto, a economia sul-mato-grossense começou a demonstrar sinais de recuperação. Levantamento do Banco Santander estima que naquele ano o PIB de Mato Grosso do Sul deve ter ficado em 2,4%, contra apenas 1% do Brasil. Os números oficiais, por Estado, ainda não saíram. No mesmo ano foram abertas 6.046 empresas no Estado e o movimento se consolidou com o desempenho do ano passado.

O relatório da Jucems aponta, ainda, que em dezembro do ano passado foram abertas 388 empresas, sendo a maioria (251) no setor de Serviços. Outras 126 no Comércio e 11 no setor de . aparece como endereço da metade das empresas abertas em dezembro passado, 194 no total, em segundo lugar está Dourados, com 31, seguida por Três Lagoas 16 e Naviraí com 12.

Ainda em dezembro foram registradas a abertura de 114 filiais de empresas sediadas em Mato Grosso do Sul. Durante o ano todo o número de filiais abertas foi de 1.723, bastante elevado se comparado ao período anterior, 1.162. Isso acontece, conforme explicou Augusto Castro, devido à mudança de metodologia após a implantação da Jucems Digital, que permite saber quando uma filial é aberta mesmo fora do Estado, o que antes não acontecia. Só eram registradas as filiais abertas dentro do Estado.