Conselheiro da Binacional, o ex-ministro Carlos Marun se reunirá na próxima terça-feira (19) com o diretor-geral paraguaio, José Alberto Alderete Rodríguez, para tratar da construção da ponte sobre o Rio , entre e Carmelo Peralta.

A obra é integrante do acordo binacional firmado em dezembro do ano passado entre Brasil e Paraguai e prevê também a construção de uma travessia em Fox do Iguaçu. No caso desta segunda ponte, a licitação será feita pela Itaipu no Brasil.

Já a travessia em Porto Murtinho terá projeto e a cargo da Itaipu Paraguai. Segundo Marun, o projeto ainda não está pronto mas precisa avançar. A obra é vista como elo para fortalecer a integração econômica entre os dois países e, principalmente, consolidar a rota comercial de Mato Grosso do Sul até o Chile.

Conforme Marun, o governador Reinaldo Azambuja foi informado da reunião, mas não confirmou se estará presente no encontro com o diretor paraguaio, que ocorrerá às 11h em Porto Murtinho.

O custo estimado para as duas pontes pela Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional é de R$ 1 bilhão e o prazo para conclusão da obra é de três anos.