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Economia

Inflação: Com alta de 83%, feijão foi o vilão das compras no supermercado em fevereiro

O setor de Alimentação pesou na inflação de fevereiro em Campo Grande e o principal vilão foi o feijão, com uma alta de 83,82%. Aumentos expressivos foram encontrados em outros alimentos, como a batata (45,35%) e chuchu (38,08%). Grupos como Vestuário, Saúde e Habitação também influenciaram na inflação de fevereiro, que ficou em 0,53%. Os […]
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O setor de Alimentação pesou na de fevereiro em e o principal vilão foi o feijão, com uma alta de 83,82%. Aumentos expressivos foram encontrados em outros alimentos, como a batata (45,35%) e chuchu (38,08%). Grupos como Vestuário, Saúde e Habitação também influenciaram na inflação de fevereiro, que ficou em 0,53%.

Os dados do IPC-CG (Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande) são do Nepes (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais) da . “A alimentação se destacou pela alta de 2,54% em relação a janeiro, sendo o feijão o grande vilão do grupo”, explicou o coordenador do Nepes da Uniderp, Celso Correia de Sousa.

Apesar da inflação ter sido maior do que em janeiro, o pesquisador explica que a alta está dentro do esperado. Souza ainda aponta que foram registradas deflações nos grupos Educação, Despesas Pessoais e Transportes, que ajudaram a segurar o crescimento da taxa.

A inflação acumulada no último ano é de 3,89%, abaixo da meta de 4,25% estabelecida pelo CNM (Conselho Monetário Nacional) para 2019. Considerando os dois primeiros meses do ano, o acumulado é de 0,77%.

Para o coordenador do Nepes, o novo método de formação de preços da Petrobrás auxiliou na queda dos valores da gasolina e do etanol, ajudando a retardar o crescimento da inflação mensal. Além disso, “o alto nível de desemprego, as altas taxas de juros praticadas na economia do Brasil, o endividamento da população, e a redução do consumo são fatores que têm ajudado a controlar a taxa”, diz o pesquisador.

Segmentos

O grupo Habitação, que possui o maior peso de contribuição para o cálculo do índice mensal, fechou o mês com índice 0,17%, em relação a janeiro. Os principais aumentos registrados no grupo foram com saponáceo (7,18%); esponja de aço (7,11%) e conta de telefone convencional (6,70%). Quedas de valor ocorreram com inseticida (-6,21%), detergente (-4,82%), desinfetante (-4,43%), entre outros.

O grupo Alimentação apresentou uma forte inflação em fevereiro: 2,54%, resultado reflexo do clima muito severo nas regiões produtoras de alimentos, principalmente, frutas e legumes, o que resultou em majorações e reduções de preço expressivas. “Esse grupo sofre muita influência de fatores climáticos e da sazonalidade de alguns de seus produtos”, considera de Celso Correia.

No topo das altas no grupo ficou o feijão, que atingiu 83,82%. Outros aumentos expressivos foram constatados com a batata (45,35%) e chuchu (38,08%). Em relação as reduções, os destaques são: limão (-34,49%), caldo de carne e de galinha (-23,52%), fubá (-12,66%), entre outros alimentos com menores índices.

Em relação à carne bovina, nove cortes caíram de preço: músculo (-7,15%), acém (-6,64%), contrafilé (-6,42%), coxão mole (-4,38%), filé mignon (-2,20%), alcatra (-1,85%), picanha (-1,71%), vísceras de boi (-0,60%) e peito (-0,05%). O valor do cupim e do lagarto permaneceram estáveis. Já as altas ocorreram com a paleta (7%), patinho (5,98%), fígado (2,05%) e costela (0,84%). Quanto à carne suína, tiveram aumentos de preços os três cortes pesquisados: costeleta (3,32%), bisteca (3,12%) e pernil (2,06%). O frango resfriado caiu -2,15% e os miúdos de aves aumentaram 3,36%.

O grupo Transportes se destacou pela deflação de -0,18%, devido a quedas nos preços da gasolina (-4,87%) e do etanol (-4,40%). O grupo também teve majorações com passagem de ônibus urbano (6,76%), pneu novo (5,44%) e óleo diesel (2,46%), porém, com peso menor que as quedas constatadas.

A Educação também fechou fevereiro com deflação: -1,55%, motivado por reduções nas mensalidades de curso superior (-2,19%) e em artigos de papelaria (-3,65%).

O grupo Despesas Pessoais seguiu o mesmo comportamento e ficou com índice -0,76%, principalmente, devido às reduções com sabonete (-7,69%), fio dental (-6,82%), protetor solar (-6,51%), entre outros produtos.

A Saúde apresentou uma alta de 1,09%, impulsionada por altas nos preços da vitamina e fortificante (5,97%), antigripal e antitussígeno (3,38%), psicotrópico e anorexígeno (2,86%), entre outros. Também foram constatadas quedas de preços com anti-inflamatório e antireumático (-5,63%), antinfeccioso e antibiótico (-1.56%), antialérgico e broncodilatador (-1,54%), entre outros produtos.

(com informações da Uniderp)

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