Pular para o conteúdo
Economia

Ibovespa cai 0,86% com cenário externo e cautela com reforma da Previdência

O Índice Bovespa iniciou o mês de maio registrando queda moderada, que resultou da combinação entre os ajustes técnicos em virtude do feriado da véspera e a cautela de sempre em torno da reforma da Previdência. Em terreno negativo desde a abertura, o indicador terminou o dia marcando 95.527,62 pontos, com baixa de 0,86%.  Dois […]
Arquivo -

O Índice Bovespa iniciou o mês de maio registrando queda moderada, que resultou da combinação entre os ajustes técnicos em virtude do feriado da véspera e a cautela de sempre em torno da reforma da Previdência. Em terreno negativo desde a abertura, o indicador terminou o dia marcando 95.527,62 pontos, com baixa de 0,86%.

 Dois foram os principais fatores com influência sobre os negócios, segundo analistas. O primeiro – e mais expressivo – foi a reação global à fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell acerca do ritmo da economia americana e a inflação no país. Ao indicar na quarta-feira que a inflação em baixa nos Estados Unidos pode estar relacionada a fatores transitórios, o presidente do Fed frustrou expectativas de redução de juros no país. O sinal é negativo para os mercados de ações no mundo inteiro, que seriam beneficiados por uma eventual redução nos rendimentos em renda fixa nos EUA.

 Como resultado da fala menos “dovish”, as bolsas de Nova York caíram na quarta e arrastaram com elas os ADRs brasileiros. A rodada de perdas em Wall Street se repetiu nesta quinta, tendo como agravante as informações de que as negociações comerciais entre EUA e China estariam em um ponto de impasse.

 Outro fator que teria contribuído para a postura defensiva do investidor teriam sido as declarações de quarta-feira do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (SD-SP). O ex-presidente da Força Sindical afirmou que os partidos do Centrão discutem o apoio a uma reforma da Previdência mais desidratada, que não garanta a reeleição de Jair Bolsonaro.

 “O mercado tem como preocupações o tempo de tramitação da reforma e o seu grau de desidratação. O mercado sabe que esse tipo de declaração (de Paulinho) não é algo isolado. Mas o cenário político tem múltiplos agentes que continuam a defender a reforma, como Rodrigo Maia. O episódio mostra que o sucesso na aprovação da reforma da Previdência passa necessariamente pela articulação política do governo”, disse Gabriel Francisco, analista da XP Investimentos.

 Na análise por ações, um dos destaques negativos foram os papéis da Petrobras, que tiveram baixas de 1,50% (ON) e de 1,40% (PN), alinhados à forte queda dos preços do petróleo no mercado internacional. As cotações da commodity caíram entre 2% e 3% ainda influenciadas pela disparada nos estoques do óleo nos Estados Unidos e pelas tensões decorrentes das sanções americanas ao petróleo iraniano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defensoria lança cartilha sobre abordagem policial

EUA podem exigir caução de até US$ 15 mil para alguns vistos sob programa piloto

Mulher e genro são indiciados por falsa comunicação em golpe do seguro

PG Tigrinho: Slot simples em estilo asiático com surpresas

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Governadores de direita manifestam apoio a Bolsonaro após prisão domiciliar

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Subestações da Eletrobras em São Luís e Presidente Dutra foram alvos de ataques de ladrões armados nos últimos 10 dias

Os criminosos estavam em busca de fios de cobre e alumínio

Bastidores

[ BASTIDORES ] Tensão x comemoração

Político acabou em saia justa por gafe nas publicações em assunto delicado

Sérgio Cruz - O dia na história

1866 – Guerra do Paraguai: expedicionários brasileiros chegam ao rio Taboco

Comissão de engenheiros, à frente da força expedicionária, formada para expulsar os paraguaios do território sul-mato-grossense, alcançam o rio Taboco, no Pantanal

Polícia

Filho tenta proteger mulher de agressões e acaba esfaqueado pelo padrasto em MS

Padrasto acabou preso