FMI reduz projeção de crescimento do PIB do Brasil para 0,8%
O FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu a projeção de crescimento do Brasil para este ano de 2,1%, anunciada em abril, para 0,8%. Foi o maior corte na previsão entre todos os países analisados pelo fundo na atualização de julho do relatório Perspectiva Econômica Mundial, lançado nesta terça-feira (23). A previsão de expansão do PIB (Produto […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziu a projeção de crescimento do Brasil para este ano de 2,1%, anunciada em abril, para 0,8%. Foi o maior corte na previsão entre todos os países analisados pelo fundo na atualização de julho do relatório Perspectiva Econômica Mundial, lançado nesta terça-feira (23). A previsão de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020 foi reduzida de 2,5% para 2,4%.
A diretora do departamento de pesquisas do FMI, Gita Gopinath, afirmou que a “significativa revisão para o PIB do Brasil neste ano” ocorre devido ao fraco desempenho do nível de atividade no primeiro semestre, o que foi influenciado por “incertezas com a reforma da Previdência Social”.
O FMI citou ainda no relatório a piora da confiança de empresários e famílias no desempenho da economia brasileira no curto prazo.
No breve relatório divulgado pelo fundo, que trata somente de projeções para o PIB, é destacado que a América Latina registrou fraca atividade no começo do ano, por causa de fatores domésticos em vários países, o que levou à redução da previsão de crescimento do PIB de 1,4% para 0,60% na região neste ano. Para 2020, a previsão para a América Latina recuou de 2,4% para 2,3%.
Em relação ao México, o FMI reduziu a projeção de retração do PIB de 1,6% para 0,9% em 2019. O relatório ressalta que os investimentos continuam fracos e que houve redução do ritmo das compras de consumidores, devido às incertezas com políticas do governo, queda da confiança dos agentes econômicos e elevação de custos para financiamentos – o que pode se agravar com a recente redução do rating do país adotada pela Fitch e com a piora da perspectiva soberana anunciada pela Moody’s. A projeção de expansão de 1,9% em 2020 foi mantida.
Para a Argentina, o FMI não divulgou estimativa para o PIB, mas destacou que a retração no primeiro trimestre apresentou um ritmo menor do que o registrado em 2018. Já no caso da Venezuela, o Fundo destaca que a “profunda crise humanitária e a implosão econômica” continuam a gerar um impacto devastador sobre o país, o que deve levar a uma retração do PIB próxima a 35% neste ano.
Notícias mais lidas agora
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
- ‘Me desafiou’: Mãe que matou adolescente esfaqueado tem audiência marcada em Campo Grande
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
Últimas Notícias
Após congestionamento por acidente grave, trecho da BR-163 é liberado em Campo Grande
Trecho precisou operar no sistema de ‘pare e siga’ após um grave acidente que vitimou o motociclista Davi da Silva Santos
Comerciantes do Bom Retiro temem perder produtos após 16h sem energia: ‘grandes prejuízos’
Defeito em transformador deixou os moradores sem energia
Com ameaça de furacão, Anitta explica motivo pelo qual não sairá de Miami: ‘vida normal’
Cantora disse que furação Milton não atingirá a área em que está com a mesma intensidade noticiada
Câmara Municipal de Iguatemi lança concurso com 7 vagas e salários de até R$ 6,5 mil
Vencimento mais alto é para os aprovados nas vagas de Nível Superior na Câmara Municipal de Iguatemi. Provas acontecerão em 17 de novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.