Pular para o conteúdo
Economia

Destaque da balança comercial, celulose é responsável por 50,3% do exportado em MS

A celulose foi responsável por 50,3% do total exportado em termos do valor por Mato Grosso do Sul, de acordo com informações da Carta de Conjuntura do Setor Externo do mês de fevereiro de 2019, divulgada nesta sexta-feira (8) pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Segundo a balança comercial […]
Arquivo -

A celulose foi responsável por 50,3% do total exportado em termos do valor por Mato Grosso do Sul, de acordo com informações da Carta de Conjuntura do Setor Externo do mês de fevereiro de 2019, divulgada nesta sexta-feira (8) pela (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Segundo a de fevereiro, o Estado fechou o mês com um superávit de US$ 266 milhões. Além da celulose, o outro responsável pelo resultado foi a carne com 16,28% de participação, com aumento em termos de valor de 0,64% em relação a janeiro/fevereiro de 2018. Em termos de volume, houve aumento de 11,94% comparado ao mesmo período do ano passado.

“Tivemos um bom resultado nas exportações, impulsionado pela celulose, o aumento chegou a 24,18% em relação a janeiro e fevereiro de 2018”, comentou o titular da Semagro, Jaime Verruck, por meio de sua assessoria de imprensa.

Na contramão da celulose, no entanto, está o minério de ferro, que recuou 53,46% em termos de volume exportado, já no acumulado de janeiro e fevereiro de 2019 o produto registrou queda de 53,68% comparado com o mesmo período do ano passado

Em relação aos produtos importados, o gás boliviano continua sendo o principal produto de Mato Grosso do Sul, representando 48,02% das importações de janeiro a fevereiro de 2019, queda de 51,74% em relação ao mesmo período de 2018.

Destinação

A China continua sendo o principal destino dos produtos exportados de Mato Grosso do Sul. De janeiro a fevereiro deste ano as compras do país asiático representaram cerca de 29,32% do valor total das exportações.

Os países com maior aumento na participação foram Reino Unido (310,65%) e Estados Unidos (228,83%). “Os EUA já figuram, no mês de fevereiro, como o segundo destino do comércio exterior do Estado, contabilizando 10% das exportações. Os principais produtos destinados ao mercado norte-americano foram celulose e carnes”, acrescentou Verruck.

Possuindo as principais empresas de papel e celulose de Mato Grosso do Sul, foi o principal município exportador em janeiro e fevereiro de 2019, com cerca de 60% dos valores exportados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Últimas Notícias

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo